domingo, 31 de agosto de 2025

Formula 1 - Ronda 14, Zandvoort (Corrida)


Depois de um mês de férias - bem, mais ou menos, foram quatro semanas... - a Formula 1 voltou, e desta vez, foi às dunas de Zandvoort, onde as multidões vieram para aplaudir o seu herói local. Acabaram por ver laranja na posição mais cobiçada, na sessão de treinos de ontem, mas a realidade mostra que é uma tonalidade diferente, e Max não corre na McLaren, compete contra os McLaren. Oscar Piastri parece mostrar mais sangue-frio que Lando Norris, e parece mostrar mais "presidencialismo" que o piloto britânico. Contudo, ele é australiano e há quem ache que isso é o maior obstáculo para que a equipa jogue tudo para cima dele no sentido de alcançar o primeiro título de pilotos desde 2008, com Lewis Hamilton...

Algumas novidades: Oliver Bearman iria largar das boxes com o seu Haas, e o tempo não está muito estável, logo as chances de chuva durante a corrida são reais. Algo para ser visto com atenção.


Na partida, Piastri conseguiu manter o comando, mas atrás, Max largou bem e conseguiu passar Norris. Mas à chegada à curva 3, quase perde o controlo e faz a curva de forma relativamente estranha, mas consegue manter o segundo lugar para a corrida. Atrás, Gabriel Bortoleto larga mal por causa de problemas no seu carro e cai para o último lugar.  

Depois das primeiras voltas, os primeiros conseguiam manter as suas distâncias, instalando-se numa espécie de calma. Os quatro primeiros eram os mesmos, enquanto Leclerc atacava Hadjar para ficar com o quarto posto, mas sem sucesso. E no meio disto, as nuvens, omnipresentes, estavam prestes a largar uma carga de água. Aparentemente, ligeira. 

Na nona volta, os ataques de Norris a Max compensaram e ficou com o segundo posto. A partir dali, o ritmo caiu um pouco e todos esperavam pela chuva. Eles falariam que iria chover ligeiramente, e a partir da volta 20, aconteceu. 

Na volta 23, Lewis Hamilton foi às boxes para trocar de pneus, ainda com slicks, porque a pista não estava muito húmida. Mas logo na saída, bate na parede da curva 3, depois de pisar na pintura da publicidade, mais molhada que o asfalto. Safety Car na pista, altura em que todos os pilotos foram às boxes fazer a sua primeira troca de pneus. As confusões do costume - especialmente na parte de Norris - fez animar a corrida. 


No final, todos colocaram duros, excepto... Max, que tinha médios. 

A corrida regressou na volta 27, com Russell a tentar passar Hadjar, mas o francês defendeu-se. Pior sorte teve Lawson, que tocou no Williams de Carlos Sainz Jr e caíram ambos na classificação geral. Nas boxes, o neozelandês ficou sem pneu traseiro esquerdo, enquanto o espanhol teve de trocar de nariz. com ele a queixar-se das manobras do carro na sua frente. 

Na frente, Piastri começava a distanciar-se de Norris, que tinha de lidar com Max, mas a corrida teve de ser abrandada na volta 31 para tirar pedaços de fibra de carbono na pista. No regresso, Leclerc atracou fortemente Russell para ser quinto, com alguns pedaços de carbono voando, mas o monegasco ficou com o quinto posto. Russell tentou reagir, mas o piloto da Ferrari defendeu-se com, unhas e dentes. De uma certa forma, foram momentos bem interessantes para os espectadores. 

As coisas caíram novamente para uma uma calma que começava a roçar para o aborrecimento, mas ainda havia duelos nos lugares a seguir. Max, terceiro, estava na volta 44 a ser assediado por Isack Hadjar, a cerca de um segundo do neerlandês, com Charles Leclerc não muito longe. 


A partir da volta 53, Antonelli primeiro, e Leclerc depois, foram às boxes para meter moles, mas na saída, Leclerc e Antonelli tentaram lutar por uma posição até tocarem na curva 3. A corrida do monegasco terminava ali, enquanto Antonelli ficou seu um dos pneus e arrastou o seu carro até às boxes. Resultado? Nova entrada do Safety Car e o pelotão a ir às boxes para trocar de pneus, numa altura em que, pela primeira vez em ano e três meses, desde o GP do Canadá de 2024, os Ferrari não iriam acabar a corrida. 

Depois da nuvem ter assentado, via-se que os McLaren andavam de duros, com Max a ser terceiro e com,,, moles. Aliás, os sete carros atrás do McLaren tinham isso mesmo: moles, para tentar ver se conseguiriam passar uns aos outros. Assim esperavam. 

Na volta 57, a corrida recomeçava, com Piastri a tentar afastar-se de Norris, mas Max não se aproximava, mas era o contrário: perdia 2,5 segundos nas duas voltas seguintes. Nessa altura, Norris já estava na traseira de Piastri, mas pouco depois, com o DRS ligado, já tinha mais de um segundo de diferença. 


E a sete voltas do fim, o motor de Norris rebenta - uma fuga de óleo, aparentemente - e acaba com uma dobradinha garantida para a McLaren. As bancadas estavam rejubilantes com o que tinha acontecido, porque com isso, o seu piloto era agora segundo, e na Racing Bulls, o seu piloto, Isack Hadjar, ia a caminho do seu primeiro pódio da sua carreira! 

Mas antes disso, a terceira entrada do Safety Car. 

O recomeço acontece na volta 68... com uma pequena queda de chuva. Max tentou apanhar Piastri, mas os seus pneus tinham os seus limites e no final, o australiano começou a afastar-se para ter uma vitória tranquila sobre Max e Hadjar, que num fim de semana sem falhas, conseguiu a sua recompensa. Kimi Antonelli, com o peso das duas penalizações, com um total acumulado de 15 segundos, acabou a corrida na 16ª posição fora dos pontos.

Agora, a nove corridas do final, se Norris não tiver a sorte do seu lado, terá uma montanha bem alta para escalar. 


No campeonato, agora são 34 os pontos que separam Norris de Piastri. Semana que vêm, a corrida será em Monza. 

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