Enquanto decorrida a GP2 e a Formula 1, tivemos no mítico circuito belga os 1000 km da Spa-Francochamps, terceira prova da Le Mans Series, e a última prova antes das 24 Horas de Le Mans, que decorrerão dentro de pouco mais de mês e meio.
Com os Peugeot e os Audi nos lugares da frente, iria ser mais uma disputa pela vitória, com o carro numero oito, com Pedro Lamy ao volante, a partir da "pole-position". O piloto português manteve a liderança durante o seu turno na corrida, mas quando passou o carro para as mãos de Alexander Wurz, o carro teve problemas no arranque, que lhe custaram algumas posições.
Mas o pior veio depois: quando Wurz tentava ultrapsaar o Audi R10 , então pilotado pelo escocês Alan McNish, deparou-se com outro carro mais lento, da categoria LMP2, tocou em McNish e abandonou a corrida. A liderança passou então para o outro Peugeot, tripulado por Nicolas Minassian/Marc Gené/Jacques Villeneuve, que não mais a abandonou até ao fim da corrida. Em segundo ficou o Audi R10 de Mike Rockenfeller e Alexandre Prémat, e a completar o pódio, o Courage-Oreca de Nicolas Lapierre e Olivier Panis.
Na LMP2, o Lola-AER da Quifel ASM Team, tripulado por Miguel Pais do Amaral e Olivier Pla teve sempre problemas durante o fim de semana, e hoje não foi excepção. Partindo da box, pois esteve a ser reconstruido durante boa parte de do dia, cedo desistiram quando a centraliana do carro, que regula a pressão do turbocompressor, cedeu. Nessa altura era Pla que guiava o carro. O vencedor nessa categoria foi o Porsche RS Spyder dos holandeses da VM Motorsport, da dupla Jos Verstappen/Peter van Merksteijn.
Destaque ainda para João Barbosa. O português da Rollcentre, a bordo de um Pescarolo-Judd, que fazia dupla com a belga Vannina Ickx e com o francês Mikael Forsten, sofreu um despiste, quando a belga estava ao volante, caindo para a 27º posto da geral, a 31 voltas do vencedor.
A seguir... Le Mans!
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