domingo, 11 de maio de 2008

Formula 1 - Ronda 5, Turquia (Revista da Blogosfera)

Neste Grande Prémio da Turquia, é altura de se saber o que se escreveu nesta blogosfera sobre a vitória de Felipe Massa no circuito turco (cada vez mais o seu quintal...), para além de outros motivos de interesse neste fim de semana de Grande Prémio.

Aqui vai:

A pista de Istambul Park tem dono. Pelo terceiro ano consecutivo, Felipe Massa dominou o Grande Prêmio da Turquia, vencendo a prova deste domingo com bastante autoridade. O piloto brasileiro precisou derrotar a inesperada oposição de Lewis Hamilton, que chegou a liderar parte da corrida e terminou num promissor segundo lugar. Kimi Raikkonen ficou limitado ao terceiro posto, enquanto Rubens Barrichello e Nelsinho Piquet não passaram das posições intermediárias.

Gustavo Coelho, in Blog F1 Grand Prix

"Kimi Raikkonen foi uma mera sombra do piloto dominador da Espanha. O finlandês não estava num bom dia e seu melhor momento foi a bela ultrapassagem sobre Alonso ainda na segunda volta da corrida. E pronto. Sem brilho, Raikkonen resolveu esperar Kubica fazer sua primeira parada para ultrapassá-lo e quando Hamilton ficou à sua frente nas últimas voltas, nem colocou de lado. Porém, depois de completar a primeira curva em sexto e ter o bico do seu carro tocado por Kovalainen, a terceira posição é bom o bastante para que o piloto da Ferrari continue, ainda, com uma liderança folgada no campeonato. Kimi provou mais uma vez hoje que um piloto que quer ser campeão precisa de pontos num dia ruim e hoje ele colocou mais seis no bolso."

João Carlos Viana, in jcspeedway


Uma Force India bate logo na primeira curva após a largada. 'Certeza que é Adrian Sutil'. Não era: Fisichella, cabisbaixo em seu capacete, volta aos boxes após uma manobra linda, que o fez passar por cima de Kazuki Nakajima.

'Certeza que o Safety Car entra'. Entrou.

Certeza que Piquet sairia da pista em algum momento da corrida. Certeza que Barrichello largaria na frente e chegaria atrás de seu companheiro de equipe, Jenson Button. Certeza que Kubica se destacaria frente a Heidfeld. Certeza que o pole position venceria a corrida.

Certezas à parte, vamos agora ao excepcional. Quase nada fugiu do óbvio na etapa euro-asiática, e a grande exceção a esta regra foi, indiscutivelmente, a McLaren. Para o bem e para o mal. A começar pela tática esquizofrênica que o destino e os prateados impingiram ao pobre Kovalainen. Pit Stop na segunda volta? Pit Stop na penúltima volta? O maior inimigo do finlandês em Barcelona foi sua própria roda dianteira esquerda. Na Turquia, seu próprio engenheiro de pista. A continuar dessa maneira, em Mônaco Kovalainen não poderá confiar sequer em seu volante. (...)



Estava a prever mais uma procissão e acabou por ser uma corrida bem interessante, com ultrapassagens e emoção na definição do pódio quase até ao final da corrida.

O Massa esteve outra vez muito bem, depois das borradas do início da temporada parece outro piloto, rápido e imune a erros. Tendo construído a vitória logo na qualificação, arrancou bem, depois soube encaixar a ultrapassagem do Hamilton de cabeça fria, sabia que a vitória não se decidia ali. Venceu bem, a Turquia é cada vez mais o circuito fetiche do brasileiro.

Mesmo se o Massa ganhou de forma inequívoca, a figura da corrida foi o Hamilton, não porque tenha ganho alguma coisa com aquela táctica que o fez andar que nem um louco, sempre em ritmo de qualificação, mas porque arriscou e tentou trazer algo de novo, não se limitando à já tradicional estratégia de duas paragens. Grande corridão a do inglês, deu gosto de ver o talento e a irreverência, quanto mais não seja pela ultrapassagem ao Massa.

O Kimi foi o calculista de sempre, o oposto do Hamilton, depois de um mau arranque limitou os danos com o terceiro lugar. O finlandês é desconcertante nestas situações, quando acha que não dá para mais, desliga e limita-se a levar o carro até ao final, sem qualquer chama nem emoção. Na F1 actual, a forma de agir do "Iceman" é muito provavelmente a melhor atitude, mas aos fãs dá vontade de queimar a bandeira. Custava alguma coisa ter tentado lutar com o Hamilton?

Começa a ser repetitiva a ovação que faço ao Weber no final de cada GP. Desde a fantástica qualificação até à corrida, o australiano mostrou outra vez o grande piloto que é, um dos melhores cinco de todo o pelotão. Pilotaço!!!

Péssima performance a do Fisichella - se fosse o Nakajima a fazer aquilo já lhe estavam a chamar barbeiro - que mais parecia um miúdo a estrear-se nas corridas do que um piloto experiente. Por falar em miúdos, nem a valente ultrapassagem ao Button, deu para disfarçar o péssimo fim-de-semana do Nelsinho Piquet, que chegou à Turquia perdido e nunca se encontrou. Gostava de saber porque é que nestas alturas o Piquet pai não tem a língua tão afiada como habitualmente.



- Fantástica vitória de Felipe Massa, o novo imperador otomano. É impressionante o domínio do brasileiro no circuito de Kurtkoy, sem paralelos entre os pilotos e pistas atuais. Lembra o que Alain Prost fazia em Paul Ricard, Nigel Mansell em Silverstone, Jim Clark e Michael Schumacher em Spa ou Graham Hill e Ayrton Senna em Mônaco.

- Fantástica, também, a performance da McLaren e de Lewis Hamilton. Não se imaginava que o time inglês fosse capaz de impôr um ritmo tão forte de corrida, deixando os mecânicos da Ferrari com semblante assustado.

- Outro momento fantástico da prova foi a ultrapassagem de Hamilton sobre Felipe. Pela primeira vez no ano dois pilotos disputaram a liderança da corrida na pista, uma briga limpa e que deixou evidente a grande competência do inglês, assim como a inteligência do brasileiro, que não se afobou tentando manter o posto e não errou quando pressionado. Tivesse mantido a mesma cabeça fria na Malásia, Felipe hoje seria líder do campeonato.

- Apesar de não ser um piloto genial, Felipe Massa cada vez mais finca o pé entre os maiores da Fórmula 1 pela sua imensa capacidade de aprendizado. Ele erra? Erra. Mas raramente repete erros. Como é errando que se aprende...


Ivan Capelli, Blog do Capelli


Nas ava(ca)liações do GP do Bahrein perguntei se a vitória faria com que Felipe Massa continuaria evoluindo. Penso que com esta vitória ele deu a resposta. Continua! A vitória inconteste na Turquia – a terceira dele nas terras do kebab – foi maiúscula. Pole position, ótima largada, os pit-stops bem feitos. Tudo perfeito.

Nem a ultrapassagem – bonita, diga-se de passagem – que tomou de Lewis Hamilton tirou o brilho do fim de semana do brasileiro. Não é ufanismo não, é constatação. Fosse do Hamilton, de Raikkonen seria da mesma forma. Talvez com Kimi fosse menos, afinal ele mesmo não se empolga com suas vitórias porque eu o faria?

Achei brilhante a estratégia de três paradas de Lewis, da mesma forma que foi desastrosa a tentativa de adiantar – e muito – as paradas de Kovaleinen. Acabou com as chances de bom resultado para o conterrâneo do finlandês bebedor ferrarista.

Tratando friamente da prova: A corrida foi bem animada. Se não foi brilhante a ponto de cantarmos "Celbration, good times c´mon" ao menos divertiu mais que na Espanha e Malásia, que se não é muito...Boas ultrapassagens: Nelsinho sobre Button. Heikki sobre Glock, Hamilton sobre Massa.

(...)

Duas notas tristes: Bourdais não completou a prova de novo! David Couthard não bateu em ninguém.

Uma nota alegre:

A Red Bull já começou as negociações com Sebastian Vettel para que o alemãozinho venha a substituir o fóssil que anda no ano que vem...

E o que será feito de David? Ah, ele já tem emprego garantido. Vai substituir aquele padre louco dos balões na aventura. O Blig Groo faz votos que ele aterrize em segurança no Monte Vesúvio, na Itália. E que este entre em erupção na mesma hora...

Que venha Mônaco, a pista mais charmosa e mais travada do calendário e que junto à Indy 500 e 24 horas de Le Mans forma a santíssima trindade das corridas de carro. (...)

Ron Groo, Blig Groo

3 comentários:

Unknown disse...

a Mclaren demostrou capacidade e agora está na hora da Sauber melhorar, ou vai perder feio na etapa europeia que não está muito longe.
gostei da ultrpassagem de Piquet sobre Button

Daniel Médici disse...

Nossa, como estamos inflamados com essa vitória! Prefiro esperar até Mônaco para ratificar o entusiasmo...

Daniel Médici disse...

Ah, seu post sobre a pole do Ayrton está linkada lá no meu blog!