segunda-feira, 16 de junho de 2008

Perguntei ao Luis Vasconcelos o seguinte:

P - Poderá haver uma cisão entre a FIA e o grupo que detêm os direitos comerciais, e estes organizarem a Formula 1?


R - Ficaria muito surpreso se a famigerada cisão fosse avante e acredito que esse fantasma está a ser apontado como uma arma contra Mosley e as suas intenções de controlar por completo a Formula 1.


Ecclestone e os construtores já perceberam que vão ter que amargar com Mosley por mais 16 meses, pelo menos, e este sente-se tão poderoso que agora quer controlar por completo a Formula 1, decidir os regulamentos técnicos e desportivos sem consultar ninguém, deixando Eccolestone apenas com a parte comercial, mas assim com lucros bastante inferiores de que usufrui actualmente.


Se as equipas já chegaram a um acordo com Ecclestone em relação à divisão do dinheiro dos direitos televisivos, existindo uma nova proposta conjunta para o Acordo de Concórdia, a bola está ao lado da FIA, e esta parece pouco interessada em assinar o que lhe foi proposto.


A tese de Mosley é de que o Acordo de Concórdia não é necessário, o Mundial é da FIA, e esta faz o que bem entender dos regulamentos. Ora, como o inglês tem tido um enorme numero de "ideias peregrinas" nos últimos dez anos, as equipas não querem que Mosley fique com o controlo dos regulamentos, pois muda de ieias frequentemente, o que tem custado milhões de euros a toda a gente. Nesta altura erstamos na fase do extremar de posições, mas mais cedo ou mais tarde, vão todos chegar a um acordo, pois só em conjunto é que a FIA e a Formula 1 são mais fortes.

Sem comentários: