A seis horas do final, os dados alteraram-se: a chuva apareceu, e a Audi conseguiu ultrapassar a Peugeot na liderança, e nunca mais a largou, ganhando aqui mais uma vez, quando tudo indicava que seria a marca do leão a conquistar a sua primeira vitória na mítica corrida, com o seu 908 HDi FAP.
Assim sendo, desde 2000, e exceptuando 2003, altura em que os Bentley ganharam, a Audi foi sempre a equipa vencedora na mítica prova disputada em terras francesas. E se há um homem que pode simbolizar esse dominio, é o dinamarquês Tom Kristensen: até agora, venceu a prova por oito vezes! E este ano, no lugar mais alto do pódio, teve a companhia do italiano Rinaldo Capello e do escocês Alan McNish.
Quanto à Peugeot, a frustração era obvia: dominaram grande parte da corrida, e têm sido os grandes dominadores da temporada europeia da Le Mans Series. Mas primeiro, os problemas do carro numero 7, de Lamy/Sarrazin/Wurz, quintos no final da prova, e depois a mudança nas condições metereológicas e uma melhor estratégia nas boxes, fizeram com que o Audi fosse melhor do que o Peugeot numero 8 de Minassian/Gené/Villeneuve. Por pouco, o Jacques não igualava Graham Hill...
No terceiro posto ficava o terceiro Peugeot, de Montagny/Zonta/Klien, que superaram o segundo Audi em pista, o numero 1 de Biela/Pirro/Werner, ambos à frente do Peugeot numero 7.
Na categoria LMP2, o Porsche RS Spyder dos holandeses da VM Racing, com Verstappen/Bleekmolen/Van Merkstejin foi o vencedor, com os portugueses da Lola ASM da Quifel, com Amaral/Pla/Smith, a serem os quartos na sua categoria.
Uma nota final para o Dome S102: apesar de ter ficado atrasado no pelotão, a siua performance surpreendeu tudo e todos, e começou-se a falar que isto pode ser a ponta de lança de algo maior: um protótipo hibrido com o apoio oficial da Toyota?
E já foram as 24 Horas de Le Mans 2008. Agora, que venha 2009!
1 comentário:
Uma pena os problemas de câmbio de Sarrazin/Lamy/Wurz. Eles estavam muito rápidos...
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