sábado, 24 de janeiro de 2009

A1GP - Ronda 4, Taupo (Qualificação)

A Irlanda dominou nos treinos, mas Portugal não ficou atrás. Aliás, as grelhas da Sprint e Feature Race, a serem corridas na próxima madrugada, terão exactamente a mesma ordem: Adam Carrol na "pole-position", Robert Doornbos, da Holanda, no segundo lugar da grelha, e Filipe Albuquerque no terceiro posto.


Sob um sol radioso no Verão austral neozelandês, onde participaram somente 19 dos 23 carros inscritos (faltaram a Alemanha, o Canadá, a Coreia e o Paquistão) a qualificação para ambas as corridas foi bem disputada, entre Carrol e Albuquerque, sempre com Doornbos à espreita. O ex-piloto da Red Bull na Formula 1 e na CART conseguiu um tempo "in extremis" em ambas as qualificações para a jornada dupla de amanhã.


Apesar destas posições na grelha de partida, e do relativo desconhecimento do traçado neozelandês, o piloto português estava satisfeito com o resultado e acredita que "apesar da Irlanda ter dominado ambas as sessões de qualificações eles podem ser batidos. Eu fui rápido e consistente, mas o Adam também. O primeiro a cometer um erro vai perder a corrida amanhã", referiu.


O responsável da equipa nacional, Luís Vicente, acrescentou: "Estou certo que amanhã teremos pela frente duas corridas muito difíceis em que teremos que adicionar à habitual consistência de andamento do Filipe, uma excelente estratégia. A gestão das paragens na boxe, bem como a adaptação às diferentes condições da pista e estado dos pneus, serão fundamentais para alcançarmos os nossos objectivos. É um circuito onde o tráfego será constante, pelo que teremos que adoptar uma postura muito agressiva”, concluiu.


Felipe Magalhães, do Brasil, chegou a brilhar na qualificação para a Sprint Race, mas no final ficou com o 13º lugar. Na Feature Race fez um pouco melhor, ao ser 12º.


Ambas as corridas ocorrerão na madrugada de Domingo, sendo a primeira a ser transmitida em directo às 00.50 na Sport TV2 portuguesa.

Sem comentários: