terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Extra-Campeonato: Hoje é um grande dia para a Raça. Humana!

O normal é não misturá-los, porque não quero,nem desejo, mas pouca gente sabe que tenho um segundo blog, assinado até com outro "nick", onde raramente falo de carros, e falo das outras coisas. Mas hoje é um dia especial, muito especial. E isto não posso dixar passar em branco. Afinal de contas, neste momento, Barack Obama toma posse como Presidente dos Estados Unidos.


E nesse segundo blog, quando escrevi sobre aquilo que vai acontecer agora, lembrei-me do discurso do Martin Luther King, "I Have a Dream", dito à frente do Memorial de Lincoln, em Agosto de 1963, quando se lutava pelos Direitos Civis, pelo fim da segregação dentre brancos e negros nos estados do Sul. Em suma, lutava-se pela dignidade humana.


E sempre admirei aqueles que tiveram esse objectivo como causa, pelos meios mais pacificos, como Martin Luther King, Mahatma Ghandi e Nelson Mandela. Todos pagaram um preço muito alto por isso. Os dois primeiros foram mortos, o terceiro passou quase 30 anos na prisão. Mas acho que o sacrificio destes três valeu a pena, pois hoje podemos assistir a isto. E hoje é o dia que, acho eu, uma parte daquele discurso foi cumprido.


"Eu tenho um sonho. Que um dia esta Nação ira erguer-se e viver o verdadeiro significado das palavas na Constituição: "Mantemos estas verdades como evidentes, de que todos os homens são iguais" (...)

Eu tenho um sonho. Que as minhas quatro pequenas crianças irão viver um dia numa Nação onde serão julgadas não pela cor da sua pele, mas pelo seu caractér. (...)

Eu tenho um sonho. Que um dia, nas vermelhas colinas da Georgia, os filhos dos escravos e os filhos dos donos de escravos sejam capazes de se sentarem juntos numa mesma mesa de fraternidade" (...)

"Que os sinos da liberdade ecoem. E quando isso acontecer, que eles ecoem por todas as casas de todas as vilas e cidades, e que todos os filhos de Deus, Judeus e Gentios, Protestantes e Catolicos, juntem as mãos e cantem em conjunto a velha canção religiosa negra: 'finalmente Livres, finalmente Livres, Gracas a Deus Todo-Poderoso, finalmente somos livres!
'"

Acho que esse dia já chegou.

2 comentários:

Anónimo disse...

"Liberdade, abre as asas sobre nós" antes que tardia, que não seja para nós, contruimos o mundo para nossos filhos, colhemos o que nossos pais um dia plantaram e devemos pensar no que deixaremos para nossos filhos colherem. Nada é em vão, a não ser o comodismo e a derrota de nunca ter tentado. Espero que Obama seja digno da confiança que o mundo nele deposita, para o bem de todos, torço para que seja! Good lucky dear President !!!

L-A. Pandini disse...

Oi, Speeder. Compartilho seu otimismo, mas não deixo de ter uma certa preocupação de ter apenas um pouco menos do que se tem hoje em vez de mudanças profundas. A sra. Hillary Clinton andou dando umas declarações à altura da sra. Condoleeza Rice na última semana...

Enquanto não confirmamos, parabéns a toda a raça... humana! E vamos torcer... Abração!