quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Testes em Portimão - Dia 3

O terceiro dia dos testes da Formula 1, no Autódromo de Portimão, continuou a decorrer sob chuva, mas teve como novidade o "duelo" entre Fernando Alonso e Lewis Hamilton, que estrearam pela primeira vez nos novos carros para 2009.


O piloto inglês, que carrega o numero 1 no seu dorsal em 2009, começou o seu trabalho bem cedo, mas andou apenas 24 voltas ao traçado algarvio, antes que o seu motor Mercedes se calasse em plena pista. Nessa altura, tinha marcado o tempo de 1.38,962 segundos, o melhor tempo até aquela altura. Mais tarde, o tempo baixou para 1.29,435, feito pelo suiço Sebastien Buemi, piloto da Toro Rosso, mas com as especificações de 2008.

Nico Rosberg, da Williams, fez o segundo tempo do dia, com 1.31,247 segundos, fazendo até meio da tarde cerca de 143 voltas ao traçado algarvio, sem problemas de maior. Quanto a Fernando Alonso, rodou também sem problemas de maior durante 84 voltas, tentando adaptar-se ao Renault R29, obtendo como melhor volta 1.31,743 segundos.

No final do dia, Hamilton começou primeiro por referir a sua felicidade por voltar ao trabalho com a equipa, pela primeira vez este ano: "Foi bom voltar a trabalhar com a equipa - parecia que nem sequer tinha estado ausente, tal foi a facilidade de voltar às rotinas. É fantástico pensar nisso, apesar de ter estado em Woking durante o Inverno, não pilotei um monolugar de Formula 1 desde o GP do Brasil, há dois meses atrás, mas tudo voltou ao normal muito depressa hoje", começou por dizer o novo campeão do Mundo.

Depois, referindo-se às primeiras voltas com o novo McLaren MP4/24, resumiu: "O primeiro teste tinha como objectivo acostumar-me ao novo carro e aos novos regulamentos e dar o meu 'feedback' aos engenheiros, não era fazer um bom tempo. Estou agradado por dizer que o carro parece bom, fizemos muitos progressos durante o Inverno e estou ansioso por desenvolvê-lo antes do GP da Austrália", afirmou em declarações à imprensa.

Quanto às suas impressões sobre a pista de Portimão, para o novo campeão do Mundo, são as melhores. Em declarações ao jornal Público, Hamilton afirmou que era “um circuito muito bom” e capaz de proporcionar uma condução “verdadeiramente fantástica”. Quanto a Fernando Alonso, apesar de elogiar o desenho do traçado, o piloto da Renault aponta criticas ao asfalto: “Não gosto do asfalto. Não agarra, é muito escorregadio. É difícil controlar o carro”, disse.

Amanhã será o último dia dos testes colectivos no autódromo português.

Sem comentários: