quarta-feira, 23 de setembro de 2009

As previsões de Singapura, ou como o marketing consegue ser estúpido

Li isto na segunda feira, via Pezzolo, mas eu hoje dedico-me ao assunto: como será se as previsões de chuva se confirmarem? A formula 1 vai ter este fim de semana a sua segunda corrida nocturna em mais de 800 na sua história, mas nunca correu sob este critério duplo: chuva à noite.




Sabendo que as corridas nos Estados Unidos (IRL ou NASCAR) são interrompidas quando começa a chover, seja de dia ou de noite, aquilo que eu temo é que as coisas acabem numa longa procissão com o Safety Car à frente do pelotão. E se isso acontecer durante toda a corrida, o programa não é mais do que outro fracasso, cinco meses depois do desastre que aconteceu no país ao lado, a Malásia. Lembram-se? Mudaram o horário para as 17 horas e choveu a cântaros a meio da corrida, com os pilotos a receberem metade dos pontos. Tony Kanaan, piloto brasileiro da IRL, comentou no ano passado essa hipótese:


"Com chuva, de dia, quando tem um spray a gente não enxerga nada. Imagine só à noite. Se chover em Singapura, acho que vai atrapalhar muito mais do que numa etapa normal. Tive experiência na American Le Mans Series e nas Mil Milhas, pois na Indy não se corre quando chove e as provas noturnas são sempre em ovais. Mas posso dizer que com certeza atrapalha" , afirmou.


Esperemos que não, mas não ficaria nada admirado que no próximo Domingo, falemos mais dos aspectos externos do que na competição propriamente dita.

1 comentário:

Daniel Médici disse...

Aqui no Brasil temos um ditado: alegria de palhaço é ver o circo pegar fogo.

É cômodo demais para os homens de negócio promover uma corrida com o dinheiro asiático e o horário europeu. Se chover, quero mesmo é que ela lave a Fórmula 1 para fora de sua irrealidade.

(Com raiva da possibilidade de cancelamento do GP da Bélgica de 2010).