sábado, 26 de setembro de 2009

Formula 1 - Ronda 14, Singapura (Qualificação)

Pela segunda vez na história, a Formula 1 corre à noite, em Singapura. Se correr à noite até é algo interessante em termos visuais, em termos de técnica, é arriscado, ainda por cima, a hipótese de chuva durante do dia de amanhã coloca hipóteses inéditas na história do automobilismo.

Correndo pelas 22 horas locais (bela maneira de começar o Sábado à noite por aquelas bandas!), máquinas e pilotos deram o seu melhor para conseguir estar mais tempo possivel na qualificação. A grande novidade foi a troca de caixa de velocidades por parte de Rubens Barrichello, que assim iria perder cinco posições na grelha. Numa altura tão decisiva no campeonato, era um aparente "handicap", mas uma tática correcta na corrida poderia ajudá-lo a diminuir os estragos. Era essa a esperança dele.

Com a qualificação dividida em três partes, no final da primeira poderia ver-se algumas coisas interessantes. As eliminações dos force India de Adrian Sutil (16º) e Vitantonio Liuzzi (20º) mostram que neste tipo de pista, os carros não se adaptam, e de uma certa forma, a equipa de Vijay Mallya "voltou ao normal". Quanto ao 19º lugar de Giancarlo Fisichella, no segundo Ferrari, algumas pessoas disseram que quem anda a dar uma grande risada é Luca Badoer. Não acredito muito. Para mim, a pessoa que anda a rir-se às gargalhadas nesta tarde é Felipe Massa! Apesar da Ferrari ter um mau carro esta temporada, isso é facto, estes pilotos nunca chegarão perto de Kimi Raikonnen, em circunstâncias normais.

Na Q2, aqui as coisas piariam mais fino. Com Barrichello devidamente condicionado, dava jeito ao piloto brasileiro superar Button para continuar a jogar as suas hipóteses de campeonato. E aqui em Singapura, o ideial seria o britânico não passar à Q3. E isso aconteceu, quando Button não conseguiu mais do que o 12º tempo, à frente de Kimi Raikonnen, que também ficou de fora da Q3. à frente destes dois pilotos, mas também de fora, foi Kazuki Nakajima, sinal de que os Williams poderiam fazer bonito nesta circuito, tal como no ano passado. Mas para que essa hipótese pudesse acontecer, teriamos de aguardar alguns minutos...

Na Q3 tinhamos Barrichello, Alonso, Rosberg, Webber, Vettel, Hamilton, Kubica, Heidfeld, Kovalainen e Glock. A ideia de uma pole McLaren ou da Red Bull não era descabida, para além de uma pole do Rubinho (que seria um quinto lugar certo) Ver da BMW a dar um ar da sua graça era outra boa hipótese, além de ver Rosberg num sitio onde a Williams não está desde o inicio da década, todas as hipóteses eram possiveis.

Quando começa a Q3, depois das primeiras passagens pela meta, na casa do 1.48 segundos, Lewis Hamilton faz das suas e tira o tempo de 1.47,891, a mais de três décimos de Vettel, demonstrando que queria a pole-position. Os últimos minutos são sempre o tal momento critico, onde os pilotos dão tudo por tudo, e numa pistas destas, qualquer momento de distracção significa a morte do artista.

E a menos de um minuto do final da qualificação, as bandeiras vermelhas foram desfraldadas quando Rubens Barrichello, que era o quinto na tabela de tempos (mas o décimo na grelha), bateu no muro e entregou de bandeja a pole-position a Lewis Hamilton, no seu McLaren. A terceira pole deste ano para o piloto inglês prova que a segunda parte do ano está a ser optima para o actual campeão do mundo. Faltam os resultados em corrida... Sebastien Vettel larga a seu lado, no Red Bull, enquanto que na segunda fila temos Nico Rosberg e Mark Webber, enquanto que Fernando Alonso sairá da quinta posição.

No cômputo geral, as perspectivas para a corrida podem ser de "baralhar e voltar a dar", pois existem muitas incógnitas no ar. Não só em termos de grelha, mas também em termos de boletim meteológico. Até à hora da corrida, ainda acredito que pode chover naquela cidade-estado...

1 comentário:

João's F1 disse...

Ola Speeder Blz??

Te acompanho a meses, to entrando nos Blogs que acompanho para promover uma eleição que to fazendo, selecionei 20 atuações que considero as melhores dessa década, como sei que você é um dos melhores blogueiros de F1 em lingua portuguesa to ai pedindo sua ajuda. Entra no meu Blog e dá uma olhadinha lá cara.

Valeu, Abração