terça-feira, 22 de setembro de 2009

GP Memória - Canadá 1969

Com o campeonato mundial já ganho por Jackie Stewart, a quatro provas do fim, máquinas e pilotos preparavam-se para correr na temporada norte-americana, que consistia nas provas do Canadá, Estados Unidos e México. A primeira dessas provas era no traçado de Mosport, na provincia de Ontário. que regressava após um ano corrido no circuito de Mont-Tremblant, no Quebec.


A Lotus e a Matra traziam para o Canadá os seus carros de quatro rodas motrizes, para além dos seus chassis convencionais. No caso da Lotus, era um modelo 63, tripulado por John Miles, que corria ao lado dos convencionais modelos 49 corridos por Jochen Rindt e Graham Hill. Outros dois modelos estavam também nessa corrida, um insctiro pela Rob Walker Racing Team, para Jo Siffert, e um privado, que iria ser corrido pelo americano Pete Lovely. Na Matra, Johnny Servoz-Gavin iria tripular o modelo MS84 de quatro rodas motrizes, ao lado dos convencionais MS80 de Stewart e Jean-Pierre Beltoise.


A McLaren tinha dois carros oficiais, para Bruce McLaren e Dennis Hulme, enquanto que a BRM tinha três oficias, para John Surtees, Jackie Oliver e o local Bill Brack, enquanto que a Brabham tinha dois carros oficiais para Jacky Ickx e Jack Brabham. Outros três carros privados alinhavam nesta corrida canadiana, um para o local John Cordts, outro para o suiço Silvio Moser e o terceiro pelo inglês Piers Courage, carro inscrito por Frank Williams.


A Ferrari tinha uma inscrição solitária, a do mexicano Pedro Rodriguez. Era uma inscrição feita para NART (North American Racing Team), orientada pelo velho amigo de Enzo Ferrari, Luigi Chinetti. E nesta corrida ainda iriam usar o modelo 312. E para finalizar, um velho Eagle com dois anos iria alinhar, por parte de outro piloto local, Al Pease. Já agora, estava inscrito com o numero do momento: o 69.


Na qualificação, o melhor foi Jacky Ickx, que conseguiu ser melhor do que o Matra de Jean-Pierre Beltoise e o Lotus de Jochen Rindt, que iriam partir na primeira fila. Na segunda fila estavam Jackie Stewart e o McLaren de Dennis Hulme, e na terceira ficavam Jack Brabham, o segundo Lotus de Graham Hill e Lotus de Jo Siffert. Para fechar o "top ten", ficaram Bruce McLaren e o Brabham de Piers Courage.


Na partida, Rindt partiu melhor e assegurou a liderança, seguido de Ickx, Beltoise e Stewart, mas pouco depois, o escocês passa o seu companheiro de equipa e em seis voltas, chega à liderança, após passar Ickx e Rindt. Os três primeiros descolavam-se de Beltoise, que depois passou a liderar um pelotão perseguidor.


Ao fim de algum tempo, todos começaram a lidera com uma chicane móvel: Al Pease. De cinco em cinco voltas, o piloto no seu Eagle, era ultrapassado pelos pilotos da frente, e tornava-se um perigo para todos devido à sua lentidão. Tinha até colocado fora o Brabham de Moser na primeira volta, quando este o tentava ultrapassar. Na volta 22, foi Beltoise que se atrasava quando tocou no piloto canadiano. Os comissários de pista, vendo o que se passava na pista, os comissários decidiram desclassificá-lo, por ser... demasiado lento. Uma decisão inédita, sem dúvida.


Prosseguindo a corrida, Ickx nunca perdeu Stewart de vista, e na volta 33, tentou ultrapassá-lo. Contudo, a manobra foi mal calculada e ambos colidiram. O escocês desistiu na hora, enquanto que Ickx conseguiu colocar o carro em pista e continuar. Cedo passou Rindt e alcançou a liderança. Pouco tempo depois, Jack Brabham passou o austriaco e rumaram para uma dobradinha da marca.


Assim, a ordem do pódio foi esta, com o piloto belga a vencer pela segunda vez no ano, o unico piloto que alcançou tal feito, para além de Stewart. Jean-Pierre Beltoise foi o quarto, Bruce McLaren foi o quinto, a três voltas de Ickx, e o francês Johnny Servoz-Gavin ficou com o último lugar pontuável. E com isso entrou para a história, pois tornou-se na uncia vez em que um carro com quatro rodas motrizes conseguiu pontuar numa corrida de Formula 1. E já agora, ele terminou... com seis voltas de atraso em relação ao vencedor. Uma prova que este tipo de carro não era o mais indicado para este tipo de corridas.

1 comentário:

Daniel Médici disse...

Pretendia falar também sobre essa corrida nos próximos dias. Mas o enfoque será um pouco diferente. Ainda assim, essa história do Al Pease é imperdível...