sábado, 2 de janeiro de 2010

Rali Dakar 2010: A prova mal começou...

... e já tivemos o primeiro grande acidente. Esta tarde, o Desert Warrior do piloto alemão Mirco Schultis se despistou, colhendo um grupo de espectadores durante a primeira etapa do Dakar 2010, em Alpa Coral, na zona de Cordoba. O despiste causou ferimentos em cinco deles, um dos quais, uma argentina de 28 anos, acabou por falecer. Outro dos espectadores, de 24 anos, está em estado grave com várias fracturas no corpo.


Isto só demonstra, de novo, até que ponto o automobilismo é perigoso. O facto de termos dezenas de milhares de pessoas ao longo das estradas, muitas das vezes colocadas em sitios proíbidos, como por exemplo em curvas, os faz vulneráveis ao despiste de alguém, devido a problemas mecânicos ou a simples distracção.


Lembro-me dos anos em que o Dakar partiu de Lisboa, e num percurso pequeno, com cerca de 200 quilómetros, até Portimão, tenham estado ao longo desse percurso quase meio milhão de pessoas, muitos a conviver durante horas, bebendo as suas cervejas e comendo as bifanas ou uma sopa de caldo verde. Com o passar das horas, muitas vezes aparecia um ou outro inconscientee perigava tudo. Ou então, o excesso de um dos concorrentes numa curva e os que estavam em zonas proíbidas, apesar dos avisos da policia para que não ficassem nessas zonas.


Os acidentes são inevitáveis? São. Mas se reduzirmos o factor humano ao mínimo, ninguém sai magoado.

Sem comentários: