quarta-feira, 17 de março de 2010

Ayrton Senna, por Antti Kalhola (parte 3)



A terceira parte do video sobre a carreira de Ayrton Senna, que comemoraria o seu 50º aniversário natalicio no Domingo, incide sobre os seus títulos de 1990 e 1991, e das batalhas que teve, primeiro contra o Ferrari de Alain Prost, e depois com a nova força que apareceu adiante: a combinação Williams-Renault, guiada pelo britânico Nigel Mansell.

O video começa em 1990, em Suzuka, palco de mais uma batalha entre Senna e Prost, que terminou na primeira curva. Recordo bem desse dia, pois foi a minha primeira corrida onde acordei de madrugada para o ver em directo. Eu, o meu pai e o meu avô. Todos tinhamos a expectativa de ver como é que isto acabava, mas no final, foi muito mais curto do que pensavamos. O meu pai e o meu avô foram para a cama algum tempo depois, mas fiquei até ao fim para ver um inédito pódio, com um piloto que não ganhava há três anos (Nelson Piquet) um estreante inesperado, que herdara o lugar ao acidentado Alessandro Nannini (Roberto Moreno) e uma estreia mundial: o primeiro nipónico num lugar de honra (Aguri Suzuki)

No Japão sempre houve imensos admiradores de Senna. Suzuka, que na altura tinha bancadas para 200 mil espectadores, chegava a ter 1 milhão de 200 mil pedidos de ingressos para que pudessem assistir ao Grande Prémio. Lotação esgotada sempre garantida!

Nesta parte se mostram as lutas para se manter competitivo, quer em 1991, onde as suas cinco primeiras vitórias da época o deixaram na mó de cima para aguentar o ataque do britânico, assim que o Williams FW14, uma das mais geniais criações de Adrian Newey, resolveu os seus priblemas de juventude e começou a ser superior ao McLaren-Honda de Ayrton Senna.

E depois as dificuldades que teve em 1992 para acompanhar a temporada vitoriosa do Leão pela marca de Frank Williams, com Alain Prost, seu "nemesis", que após ter sido despedido da Ferrari, decidiu tirar um ano sabático para poder correr em 1993 pela máquina do momento. Algo que Senna abominou (chegou até a dizer que pela Williams até guiaria de graça) e o fez considerar seguir o mesmo caminho de Prost. Até fez um teste pela Penske da CART, cortesia do seu amigo Emerson Fittipaldi.

No final, decidiu ficar mais um ano na equipa de Ron Dennis. Mas isso conto amanhã.

Sem comentários: