sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Formula 1 2010: Ronda 15, Singapura (treinos)

E passadas as manobras de bastidores e algumas inesperadas trocas de pilotos derivadas - aparentemente - à má adaptação à gastronomia local, passemos para os eventos em pista. Como é óbvio, os eventos desta tarde/noite só podem ser encarados como uma primeira impressão, sem certezas, porque o que conta é amanhã. Isto não é mais do que um "warm up".

Mas neste aquecimento e adaptação a Singapura podemos ver que as Red Bull andam à vontade por aqui. Na primeira sessão foi Mark Webber, na segunda foi Sebastien Vettel que lideraram as tabelas de tempos, e ainda por cima, com pneus macios, conseguiram obter tempos a roçar um segundo de diferença sobre o McLaren de Jenson Button. É caso para ficarmos assustados com o que pode vir amanhã na qualificação?

O mais interessante na segunda sessão é que Fernando Alonso decidiu ficar nas boxes no quarto de hora final da segunda sessão do dia, deixando transparecer que ele ainda pode ter um trunfo na manga para o dia seguinte. Sabendo nós todos que a Ferrari está em percurso ascendente desde a última corrida, em Monza, pode ser que a ideia de domínio dos energéticos não ser tão inequívoca assim... mas hoje, como é sabido, são "peanuts".

De resto, nos dez primeiros, não houve coisas absurdas. A McLaren conseguiu ficar na frente do segundo Ferrari de Felipe Massa, o melhor Williams foi de Rubens Barrichello, num surpreendente sexto posto, Nico Rosberg ficou na frente de Michael Schumacher, mas ambos estão no "top ten". Vê-se também que Nick Heidfeld adaptou-se bem neste seu regresso à Formula 1, com o 13º tempo, não longe de Kamui Kobayashi, e no caso das equipas novas, o Lotus de Heiki Kovalainen é o melhor de todos, mas o mais surpreendente é ver os Hispania a arrastarem-se no final da tabela, já a um segundo do antepenultimo classificado. Pode ser só por causa da sessão em si, mas oito segundos mais lentos que Sebastien Vettel... não será no ano que vem que voltará a regra dos 107 por cento? Se fosse agora, acho que estariam em sarilhos.

Amanhã, há mais. Espero que não seja uma sessão à chuva...

Sem comentários: