A Hispania é das três novatas em 2010, a que tem os piores resultados e é a que tem a sua situação mais periclitante no seio da Formula 1 em 2011 e seguintes. Contudo, hoje, a alemã "Auto Motor und Sport" noticiou que a firma de José Ramon Carabante e de Colin Kolles comprou, por cerca de 50 milhões de euros, as instalações da Toyota em Colonia, bem como o chassis TF110, que a Toyota queria colocar nas pistas este ano, caso a casa-mãe não tivesse decidido retirar-se da competição.
Estes rumores, quase certezas, deixam dúvidas no ar no meio automobilístico. A primeira delas é saber como e onde é que vão pagar o dinheiro dessa operação, sabendo que no Grupo Carabante, o dinheiro não abunda. Afinal de contas, é graças aos patrocínios de Sakon Yamamoto que a equipa irá correr até ao final do ano... e nada se vê na equipa gerida por Colin Kolles de que há desenvolvimentos no chassis de 2010.
Contudo, curiosamente, o primeiro sitio onde li sobre este assunto foi no blog do Joe Saward. Na altura não achei muito lógico ele falar sobre um assunto do qual eu não tinha lido em lado algum, mas depois entendi que ele já poderia ter visto a noticia da "Auto Motor und Sport". E depois entendi outras pequenas noticias vindas da Hispania, como a aquisição das caixas de velocidade das Williams, por exemplo.
Mas o mais interessante ao ler o post do Joe é saber que hoje em dia, ter instalações para construir e desenvolver chassis de Formula 1 é pouco relevante, numa era onde os testes estão regulamentados até ao ínfimo pormenor. Subalugar um túnel de vento às equipas é mais lucrativo do que ter um, por exemplo. Pensei em quem iria ser mais beneficiado com esta coisa toda, e pensei no Colin Kolles. Apesar de ter a sua sede em Munique, tem ao seu serviço inúmeros engenheiros ex-Toyota, e ter as instalações deles para desenvolver um "TF111" que iria para o público como um HRT 02.
Mas o Joe pensou noutra coisa: quanto vale a vaga. É público que Joan Villadelprat, da Epsilon Euskadi, deseja entrar na Formula 1. Candidatou-se este ano à 13ª vaga, que acabou por não ser atribuída a ninguém. E quando isso aconteceu, surgiram rumores de que ele poderia comprar a vaga por determinado preço. E a vaga é mais simbólica do que outra coisa, já que Villadelprat tem as suas instalações, no Pais Basco. Pagar cem milhões por ela, por exemplo, daria perfeitamente para pagar as dívidas aos fornecedores: Cosworth, Dallara, Ecclestone... sim, não se pode esquecer que o agora octogenário Bernie Ecclestone também investiu algum dinheiro nesta aventura. Afinal, foi assim que Karun Chandhok entrou na Formula 1.
Em suma, estes rumores colocam mais perguntas que respostas. E não respondem a principal: eles correrão em 2011?
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