quinta-feira, 28 de outubro de 2010

5ª Coluna: Sorte de uns, azar de outros nas paisagens coreanas

O final de semana coreano deve ter sido decisivo no campeonato de 2010. A sua colocação no calendário já indicava isso, mas as circunstâncias dessa corrida no fim de semana que passou as tornaram unicas, especialmente pela tempestade que se abateu durante o dia da corrida.

O que se pode mais acrescentar dos resultados deste Domingo? Dizer que Fernando Alonso mereceu vencer esta corrida, muitos concordarão que não. Mais justo seria dizer que aproveitou os azares da Red Bull. Não tanto no caso de Mark Webber, que perdeu a corruda porque não controlou o seu carro quando devia - e ainda levou Nico Rosberg com ele - , mas Sebastien Vettel, que estava a fazer uma corrida sólida e sem erros, não merecia vê-la acabada com um motor rebentado a dez voltas do fim. Tal como em 2006, quando viu o seu maior rival, Michael Schumacher, rebentar o seu motor no GP do Japão, o homem das Asturias aproveitou e conseguiu o seu segundo título mundial, confirmado em Interlagos.

E os campeões tamém são feitos de sorte, de estarem lá no momento certo. E a ele, a estrelinha da sorte brilhou na Coreia. Resta saber se o acompanhará em Interlagos, pois aparenta ter os seus motores no limite...

Quanto à pista em si... sempre considerei que nem todos os tilkódrmos são maus. Gosto particularmente de Sepang e Istambul, por exemplo, enquanto que acho um desperdício o circuito urbano de Valencia, por achar que aquilo é mais para as televisões e jogos de video. Não acrescenta nada ao calendário, especialmente numa cidade que tem o Circuito Ricardo Tormo nos arredores. Mas voltando ao circuito coreano, fiquei agradavelmente surpreendido. Claro, em 2010 foi feito num estaleiro de obras, todo enlameado e sem estruturas à volta, onde grande parte das estruturas hoteleiras eram mais "moteleiras". Mas com o passar dos anos e a construção das restantes estruturas, as coisas se comporão.

Em suma, daquilo do qual se diziam "cobras e lagartos", e de que o circuito iria ficar no fim do mundo e que o fim de semana iria ser um fracasso total, diremos que tudo se compunha para isso. Mas depois o resultado na pista esqueceu as aguras. Afinal, após estes dias todos, alguém se lembra que a prova durou quase três horas, terminando quase à noite?

Sem comentários: