sexta-feira, 22 de julho de 2011

Formula 1 2011 - Ronda 10, Alemanha (Treinos)

A Formula 1 chega este final de semana a um clássico do automobilismo: Nurburgring. Não o Inferno Verde que Jackie Stewart e Niki Lauda odiavam, mas para o mais moderno e competitivo. E nos treinos de hoje, Fernando Alonso e Mark Webber, cada um na sua sessão de treinos livres, ficaram no topo de tabelas de tempo.

Se os Ferrari podem demonstrar que estão a melhorar as performances do seu carro, a Red Bull demonstra que não perdeu nada da sua competitividade, embora não tenha sido o seu primeiro piloto a liderar a tabela. Nessa segunda sessão, ele foi terceiro, atrás de Webber e Alonso. Aliás, em ambas as sessões, Ferrari e Red Bull alternaram no topo da tabela, com Felipe Massa no quarto posto na segunda sessão.

E foi isso que Fernando Alonso afirmou no final da sessão: "Foi uma sexta-feira normal, como qualquer outra. As primeiras impressões do carro são boas, o que confirmam que estamos a trabalhar no bom caminho. Aquilo que aconteceu em Silverstone, já o disse antes, não foi um milagre por causa dos regulamentos relacionados com os escapes. Esse resultado deveu-se a muitos melhoramentos introduzidos a cada corrida, como se pôde ver pelo facto de que, a partir do Mónaco, regressámos um bom nível em termos de competitividade e aqui, onde regressamos às regras de Valência, continuamos na frente", referiu Alonso na conferência de imprensa.

"Em teoria, o frio não é positivo para nós: nestas condições, os Red Bull são ainda melhores, mas cabe-nos a nós adaptar-nos o melhor possível a estas condições. Além disso, as baixas temperaturas também podem ter impacto na nossa estratégia para a qualificação, dado que não é fácil fazer um bom tempo logo na primeira volta. Se chover a situação será ainda mais complicada", completou o líder.

Depois desta dupla, veio a dupla Mercedes-McLaren, com Lewis Hamilton e Jenson Button a serem melhor na primeira sessão, mas na segunda, os Mercedes de Michael Schumacher e Nico Rosberg foram melhores. Aliás, a performance dos carros de Woking não foi suficientemente boa para dar alguma esperança aos seus pilotos. "Em ritmo de qualificação simplesmente não temos o mesmo andamento para lutar com eles - em ritmo de uma única volta, eles têm cerca de um segundo de vantagem sobre nós. Não sabemos com que cargas de combustível é que cada um andou, por isso poderemos ficar positivamente surpreendidos amanhã se descobrirmos que estávamos mais pesados do que os outros, ainda que historicamente não tenha sido esse o caso", referiu Hamilton, no final da segunda sessão.

Jenson Button, o seu companheiro de equipa, alinha pelo mesmo diapasão: "Foi um dia bastante complicado para afinar o carro. Para condições de apenas uma volta penso que estamos a chegar lá, mas estamos bastante mais longe [da frente] do que pensávamos. Esta manhã não encontrei o equilíbrio do carro e tive imensas dificuldades e à tarde não tinha o sistema KERS, pelo que isso não foi perfeito. Não estamos tão rápidos quanto os Red Bull numa única volta, mas penso que nunca sonhávamos poder estar ao mesmo nível. Trata-se de saber se conseguimos lutar com os carros da frente e temos de continuar a apontar a isso, mas será muito difícil", referiu.

Quem andou no "top ten" foram os Force India de Adrian Sutil e Nico Hulkenberg, que fez o nono melhor tempo na primeira sessão livre. Paul di Resta andou perto na segunda sessão, mas fez apenas o 12ª tempo. Já os Renault também andaram por lá, com Vitaly Petrov a ser melhor do que Nick Heidfeld, mas apenas na segunda sessão de treinos.

Para finalizar, três referências: Karun Chandhok lá deu as suas voltas, mas foi sempre mais lento do que Heiki Kovalainen, mas mais rápido do que os Hispania e os Virgin de Timo Glock e o de Jerôme D'Ambrosio (na primeira sessão). Contudo, foi mais lento do que... o Hispania de Narain Karthikeyan, que faz de terceiro piloto neste GP da Alemanha. Na segunda sessão, Chandhok bateu os Hispania, mas foi superado por Timo Glock.

Quanto a Daniel Ricciardo, prossegue a sua adaptação à Formula 1, mas só rodou por cinco voltas na sua segunda sessão de treinos, pois um problema mecânico o imobilizou para o resto da sessão.

Amanhã é o dia da qualificação. Será que a tendência de hoje se manterá?

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