Na Autosport portuguesa desta semana, o jornalista Luis Vasconcelos decidiu fazer um ensaio da situação do mercado de pilotos para a próxima temporada, e entre certezas e convicções, descobriu que o centro do grande furacão é a Renault, que atravessa uma fase algo problemática com a gestão da Genii Capital, com a recuperação de Robert Kubica e a possibilidade de a casa mãe lhe retirar os apoios que lhe faltam. E no meio de algumas especulações, surge o nome do francês Romain Grosjean, atual líder da GP2, que poderia servir de intermédio a Robert Kubica até que este recupere totalmente do seu acidente de rali em fevereiro. Eis o artigo na integra:
RENAULT NO CENTRO DO MERCADO
A recuperação de Kubica condiciona as opções da Renault que deverá substituir Heidfeld por Grosjean ainda nesta época Com Mark Webber a fazer as pazes com a Red Bull e a ficar à beira da renovação do seu contrato, Jenson Button e Nico Rosberg não vão ter outra alternativa a renovaram contrato com as suas atuais equipas. Junte-se a isso a manutenção da mesma dupla de pilotos na Ferrari e na Sauber, o fato de Maldonado ter contrato até ao final de 2012 e da force India ir excercer até ao final deste mês o dirteito de opção que tem sobre os serviços de Paul di Resta. Assim, temos metade do plantel do próximo ano definido, com cinco equipas já totalmente preenchidas. como a confirmação de Barrichello por mais um ano na Williams e de Kovalainen na Lotus vão ser meras formalidades, o leque de escolha para quem ainda está sem voltante começa a fechar-se.
Como é evidente, a Renault é a equipa que está no centro do mercado de pilotos, mas depende por completo da situação de Robert Kubica. O polaco não quer comprometer-se com ninguém até ter a certeza de que vai estar em condições de correr no próximo ano, mas só para a semana é que vai retirar a proteção que lhe imobilizou o cotovelo direito nos últimos cinco meses, ficando, então, a ter uma ideia mais precisa do que espera nos próximos meses e também do resto da sua vida.
GROSJEAN EM SINGAPURA
Enquanto pressiona Kubica para assinar por mais um ano, Eric Boullier está a preparar-se para todas as eventualidades. Tendo já decidido que não quer menter Nick Heidfeld na equipa, pois o alemão não mostrou a estabilidade e a consistência de andamento que dele esperava, o empresário francês queria colçocar Romain Grosjean no seu lugar na segunda metade da temporada, mas deverá ter de esperar até ao GP de Singapura para dar nova oportunidade ao franco-suiço. Isto, porque Grosjean não quer desperdiçar a liderança que tem na GP2 para não ficar na mesma posição que conheceu em 2009 - quando substituiu Nelson Piquet Jr. - perdeu o campeonato de GP2 e acabou por ficar sem lugar na F1 no final do ano...
Por isso, a Renault vai esperar até ao final do campeonato daquela categoria, em Monza, para apear Heidfeld, deixando Petrov e Grosjean em contronto direto até ao regresso de Kubica ou, se não acontecer este ano, até ao final da temporada. Hulkenberg também está na luta por um lugar na Renault em 2012, mas só se Kubica estiver impossibilitado de voltar a competir. Na toro Rosso a situação é mais clara, com três pilotos para dois lugares, enquanto que na Lotus tudo vai depender da motivação de Trulli em prolongar a sua carreira por mais um ano. Na Virgin espera-se que Glock aceite ficar por mais um ano, tendo um jovem como companheiro de equipa, enquanto que na HRT tem muito que resolver antes de começar a olhar sériamente para o mercado de pilotos.
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