domingo, 25 de setembro de 2011

Sobre o incidente de Lewis Hamilton e Felipe Massa



Parece que, se as coisas não foram lá muito emocionantes na pista, um dos dois incidentes de corrida teve mais consequências após o Grande Prémio. Felipe Massa, prejudicado pela impaciência de Lewis Hamilton nas primeiras voltas da corrida, que lhe causou um furo e o fez atrasar na classificação - acabou em nono - decidiu "partir em cima" de Hamilton, "parabenizando-o" pela corrida que tinha acabado de estragar, como podem ver pelas imagens.

Depois, 'explodiu' perante as câmaras de TV: "Penso que, novamente, ele não está sendo racional. Nem na qualificação. Novamente, ele poderia ter causado um grande acidente. Ele está pagando por isso. Ele não entende isso.", começou por dizer em declarações à BBC. "Ele já fez isso comigo muitas vezes neste ano. É importante que a FIA estude isso e o puna todas as vezes. Já conversei com ele, mas ele não me ouve. Talvez o pai dele possa fazer algo", completou.

Sobre o incidente em si, é claro que Hamilton tem culpa. Mas se tiverem tempo - e se calhar um saco para o vómito ao vosso lado - podem ver que os fórums andam divididos sobre este incidente. Muitos aplaudem a impetuosidade e a "condução com os colhões" de Lewis Hamilton, outros dizem que "Hamilton é impetuoso e deveria ser penalizado pelos incidentes". Mas há uma coisa em comum nos dois: ambos falam de forma mais ou menos depreciativa de Felipe Massa, afirmando que ele é agora a sombra do que já foi, e estando na Ferrari, tem a obrigação de 'esmagar' o Fernando Alonso. Ora, o Felipe, por muito bom que seja, não é capaz de ser superior a Alonso, que é mesmo muito bom. Ele e o Vettel e o Hamilton, quando não bate nos outros.

Há uma coisa que censuro no Lewis Hamilton: a sua demasiada impetuosidade é o seu pior inimigo. É derrotado por ele próprio nesse aspecto. A sorte é que já foi campeão do mundo e continua a batalhar por qualquer lugar como se fosse o comando do campeonato. É bom e os adeptos gostam disso. Mas em termos de resultados, é Jenson Button que está à frente dele e tem muitos mais pontos e pódios do que o seu compatriota. Hamilton é um piloto de "dias": um dia bom alterna com um mau, e neste campeonato onde a regularidade conta, ele sai muito a perder. Aliás, pior do que Hamilton na classificação geral, somente Massa.

Quanto ao piloto brasileiro, não sei... quero pensar que se acomodou, mas não acredito muito nisso porque muitas vezes, nesta temporada, conseguiu bater Alonso na qualificação. O problema é a corrida, onde Alonso tem uma melhor estratégia do que Massa. E os brasileiros não engolem essa, porque para eles, a expressão "o segundo é o primeiro dos últimos" faz-lhes acordar, inconscientemente, o sentimento de "vira-lata" que eles sentem. E é por isso que tem uma tremenda intolerância para ele e para Barrichello: nunca foram campeões do mundo. E para o brasileiro, ser campeão é motivo de uma auto-estima que necessitam dela como de ar para respirar. E como este ano ainda não tivemos brasileiros no pódio... pior.

1 comentário:

Jovino disse...

O próprio Nelson Piquet me falou um dias destes que quando sofreu o seu acidente mais grave em Ímola, ele ficou lento 1 segundo por volta e nunca mais conseguiu recuperar a performance de antes. Por isto, ele até entende o que está acontecendo com o Felipe hoje. Com certeza o felipe não é mais aquele piloto que chegou a disputar o título.
Jovino/Brasília