sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O Grupo B, marcador de uma era



Hoje é dia dos ralis neste blog, sem dúvida. Digo isto não só por causa dos eventos na Alsácia, como também por causa de uma coisa que marcou uma geração nos anos 80: o Grupo B. E não só isso, como também algo que nos atinge no nervo, que foi o Rali de Portugal de 1986 e os eventos que rodeavam a classificativa da Lagoa Azul.

Hoje, o Autosport noticia que a BBC anda à procura de pessoas, filmes e testemunhos sobre os eventos de 5 de março de 1986, para que contribuam com o mais possivel - testemunhos, fotografias, etc - para fazer um documentário sobre a era do Grupo B, onde carros potentes como o Lancia Delta, o Peugeot 205 Ti 16, o MG Metro, o Ford RS200, entre outros, faziam parte do panorama das classificativas um pouco por todo o mundo.

Por altura do 25ª aniversário dos eventos, escrevi um artigo neste blog, que levou a que os pilotos, quando souberam do acidente de Joaquim Santos, com o seu Ford RS200, decidiram retirar-se de cena, em protesto com a demasiada gente que ficava nas classificativas. Ironia das ironias, quem lê o comunicado é Henri Toivonen, que iria morrer menos de dois meses depois, na Córsega.

Por coincidência, recebi ontem na minha caixa do correio uma mensagem da Grã-Bretanha que me perguntava se conhecia a autoria de algumas das fotos que tinha sobre Attilio Bettega, o piloto italiano que morreu no Rali da corsega de 1985, no seu Lancia 037, um ano antes do acidente mortal de Henri Toivonen, e que resultou no "sepultamento" desse tipo de carros, pouco menos de dois meses depois dos eventos em Portugal. Achei curiosa esta coincidência, mas se tiver a mesma origem, não deixo de sorrir um pouco.

Por dois motivos: primeiro, uma era tão marcante para os ralis como este merece um documentário com a chancela da BBC, e segundo, foi graças a este tipo de carros que percebi que o automobilismo vai muito além da Formula 1. E para um rapaz com nove, dez anos, que era a idade que tinha nessa altura, é mais marcante do que o golo do Maradona com a mão no Inglaterra-Argentina do Mundial México 86...

Para recordar essa era, volto a colocar por aqui o video do Antti Kalhola sobre essa década, que para muitos constitui uma "era dourada" para o automobilismo.

Sem comentários: