quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Vladimir Antonov, um homem em apuros

Parece que Vladimir Antonov está em maus lençois. O Ministério Público lituano emitiu esta quarta-feira um mandato de captura internacional para o milionário de origem uzbeque e atual dono do Snoras Bank devido a suspeitas de desvio de fundos. Antonov, dono de 68 por cento do banco, e mais o seu parceiro, Raimondas Baranauskas, são acusados pelo Ministério Público da Lituânia de apropriação indevida de bens e falsificação de documentos.

"Ambos os ex-empresários do banco Snoras foram admitidos como suspeitos de apropriação indevida de bens e falsificação de documentos. O procurador geral Sr. D. Valys expediu os mandados de detenção europeus contra esses indivíduos", afirmou o Ministério Público lituano no seu comunicado oficial.

Outro banco envolvido neste caso é o Krajbanka, também pertencente a Antonov. Esta quarta-feira, o funcionamento do banco foi suspenso pelas autoridades locais.

Antonov é um apaixonado pelos ralis e no Verão deste ano decidiu, através da empresa Convers Sports Initiatives (CSI) adquirir a North One, detentora dos direitos comerciais do WRC. Antes dos comunicados de detenção, a CSI divulgou um comunicado oficial afirmando que nada tem a ver com este assunto: "Não fomos operacionalmente afetados pela administração temporária do Snoras Bank. Permanece tudo como sempre. O Snoras Bank nunca financiou a compra de uma organização da CSI, nem emprestou nenhum dinheiro a estas empresas depois de terem sido adquiridas", afirmou.

Antes de Antonov ter comprado os direitos do WRC, Antonov foi referido como um potencial interessado na marca sueca Saab e que poderia colocar a marca sueca no WRC a partir de 2013. Contudo, os rumores não foram confirmados e a marca sueca encontra-se em processo de falência.

Sem comentários: