Morreu ontem à noite, aos 76 anos, o homem que desenhou o 911. É provavelmente a melhor maneira de dizer, numa só frase, o que este Ferdinand Porsche fez na sua vida. E digo "este" porque foi a terceira geração de uma dinastia que ajudou a moldar e a influenciar muito a industria automóvel, depois do seu avô, Ferdinand, o desenhador do Carocha, e do seu pai Ferdinand "Ferry", que fundou e desenvolveu em Estugarda a marca de automóveis que tem o seu nome, em 1946.
Ferdinand Alexander Porsche nasceu a 11 de dezembro de 1935 em Estugarda. Filho mais velho de "Ferry" e o primeiro neto de Ferdinand, chamaram-lhe de "Butzi". Depois de concluido o liceu, em Estugarda, foi para a uma escola de design industrial em Ulm, onde ao fim de um ano, saiu de lá porque os seus professores duvidaram da sua capacidade de desenhar. Assim sendo, regressou a Estugarda, onde aos 22 anos começou a trabalhar no departamento de design, sob a direção do lendário Erwin Komenda, que tinha ajudado a desenhar o Carocha e o modelo 356.
Em 1959, a Porsche queria um modelo que pudesse suceder ao seu bem sucedido modelo 356, que fosse mais espaçoso e confortável. "Butzi" começou a fazer os seus primeiros esboços, que foram aprovados pelo pai e pelo resto da firma. Com o envolvimento de Komenda no desenho do carro - por vezes alterando coisas sem a autorização da direção - o carro tornou-se no modelo 901, que seria apresentado no Salão de Automóvel de Frankfurt, em 1963. Pouco depois, a marca teve de mudar de designação, porque tinha direitos a todos os modelos com um "0" no meio, e assim, no inicio do ano seguinte, tornou-se no 911 que todos nós conhecemos, e cujo desenho nunca foi significativamente alterado nos quase 50 anos que já leva.
Por essa altura, "Butzi" Porsche desenhou também outros modelos da marca. Colaborou no projeto do 804, que deu à marca a sua unica vitória na Formula 1, no GP de França de 1962, às mãos de Dan Gurney, e depois no desenho do Porsche 904, da Endurance, que deu cartas na Endurance, entre 1964 e 1966, que depois deram origem a outros modelos como o 908 e o 917, futuros vencedores em corridas como a Targa Florio e as 24 Horas de Le Mans.
Em 1972, o seu pai decide transformar a sua companhia para o âmbito público, fundindo empresas e reformando-se da sua posição. "Butzi" aproveita para sair da Porsche e funda a Porsche Design, que começou a desenhar cronógrafos, em meados da década de 70. Outros desenhos apareceram ao longo da década de 70 e inicio de 80, nomeadamente um cronógrafo de titânio, em parceria com a International Watch Company (IWC). Com o passar dos anos, os desenhos alargaram-se para uma variedade de produtos, como óculos de sol, cadeiras e restante mobiliário de escritório, e coisas mais do dia-a-dia, como cachimbos.
"Butzi" Porsche manteve-se no leme da Porsche Design até 2005, altura em que se retirou devido a razões da saúde. Falava-se que sofria de Parkinson há algum tempo, e a Porsche Design, em sinal de reconhecimento, lhe concedeu o posto altamente honorário de Presidente da Direção, algo que a marca de automóveis tinha dado ao seu pai após a sua retirada, e que ocupou até à sua morte, em 1998, aos 88 anos. E agora, passou à história, onde os seus modelos já fazem parte dela há muito tempo, ajudando a moldar a segunda metade do século XX. Ars lunga, vita brevis.
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