quarta-feira, 4 de abril de 2012

Um motor de Formula 1 à venda no eBay

Esta vi no Craig Scarborough, o dono do blog ScrabsF1: está a venda no eBay um motor V12 da Westlake, um dos usados por Dan Gurney na sua aventura na Formula 1, em 1966-67. Um motor de 3 litros, foi encomendado pelo piloto americano à firma britânica em meados de 1966 para estar conforme os novos regulamentos dessa altura, e para entrar dentro do chassis Eagle MK1, desenhado pelo engenheiro Len Terry.

Este motor V12 está à venda no site de leilões eBay pela melhor oferta. E a dois dias do final do leilão, a melhor oferta até agora é de 3600 dólares, um preço surpreendentemente acessivel para ter um pedaço de história do automobilismo americano e mundial.

A aventura da All American Racers, ou Eagle, como ficou conhecida, durou três temporadas (1966-68), sendo o seu ponto alto a vitória de Gurney no GP da Belgica de 1967. Gurney guiou esse carro, sendo o segundo piloto-construtor a fazê-lo, depois de Jack Brabham, no ano anterior. E depois dele, só houve mais um piloto construtor a repetir a proeza: o neozelandês Bruce McLaren, um ano depois, precisamente na mesma pista de Spa-Francochamps. E McLaren, tal como Richie Ginther e Phil Hill, pilotaram o Eagle.

Sem comentários: