Pode não ter vencido qualquer classificativa, mas Mikko Hirvonen estava no local certo à hora certa, vencendo o Rali de Portugal, a sua primeira vitória este ano. Foi uma corrida perfeita, sem ser apressada, e agora que conseguiu estes 25 pontos para a Citroen, passou agora para o comando do campeonato, beneficiando da desistência de Sebastien Löeb e do atraso dos Ford de Jari-Matti Latvala e Petter Solberg. O piloto norueguês ainda controlou os prejuízos, chegando ao fim no quarto lugar, enquanto que Latvala só arrancou pontos no "Special Stage".
Apesar dos problemas de motor que Mads Ostberg teve durante a manhã deste domingo, o jovem norueguês conseguiu aguentar o suficiente para conseguir o seu segundo pódio do ano e o quarto da sua carreira, subindo agora para o quarto lugar no campeonato, algo muito bom para um piloto de 24 anos e que corre num Ford semi-oficial da sua equipa, a Adapta. Outro que fez um rali meritório foi Evgueny Novikov, que aos 21 anos consegue por fim alinhar rapidez com resultados, conseguindo um brilhante terceiro posto, e o seu primeiro pódio da sua carreira.
Depois de Petter Solberg, outro que conseguiu um resultado brilhante foi o qatari Nasser Al-Attiyah, que com o seu quinto lugar, alcança um máximo pessoal que o faz subir até ao oitavo lugar do campeonato. Ainda tentou lutar pelo quarto posto com um Petter Solberg que esteve a lutar durante o dia de ontem com problemas na sua direçãso assistida, mas no final, o norueguês conseguiu superar. Atrás de Al-Attiyah ficou o checo Martin Prokop, que também alcançou o seu melhor resultado de sempre em ralis, com este sexto lugar. Nos restantes lugares pontuáveis ficaram o holandês Dennis Kuipers, o Skoda Fabia S2000 de Sebastien Ogier, o belga Thierry Neuville - que conseguiu os seus primeiros pontos da sua carreira - e o finlandês Jari Ketomaa.
Na "Special Stage", os três primeiros foram pilotos que... estavam fora dos pontos. Dani Sordo (12º na geral) venceu a especial, seguido por Jari-Matti Latvala (14º) e pelo estónio Ott Tanak (15º). Assim sendo, estes três pilotos conseguiram pontos para o Mundial, mesmo tendo acabado o rali fora do "top ten". O que nos faz colocar dúvidas sobre a justeza dos pontos que valem esta "Special Stage" e também sobre o "Rally2", que agora é o novo nome do "Superrally"...
Em relação a Armindo Araujo, regressou ao rali graças ao "Rally2", mas teve uma prestação relativamente apagada, fazendo até dois piões nas classificativas da manhã. Acabou no 16º posto da geral, uma prestação decepcionante, sem dúvida, para quem queria fazer bonito em casa.
Agora, o Mundial atravessa de novo o Atlântico, para entre os dias 27 e 29 de abril, correr em paragens argentinas.
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