domingo, 1 de julho de 2012

O "oferecimento" de Evgueny Novikov

Evgeny Novikov parece estar a abandonar progressivamente a sua imagem de piloto jovem, rápido e destruidor de carros. Aos 22 anos - e já com cinco temporadas no WRC! - o piloto russo parece estar a amadurecer o suficiente para acabar mais vezes os ralis, a bordo de um Ford Fiesta WRC, que teve como auge um pódio no Rali de Portugal. Mas ele já deseja mais, como um lugar numa equipa de fábrica, como disse este sábado, numa entrevista à revista alemã rally-magazin:

"Era muito jovem e com demasiado sangue na guelra! Recordo que comecei a guiar WRCs aos 18 anos, e o caminho até aqui não foi fácil, porque tardei em ganhar a experiência necessária para saber quando devia atacar ou defender-me nos troços. Agora tenho muito mais experiência, e sei onde não vale a pena arriscar. Grande parte dessa evolução devo-a ao Denis Giraudet. Com ele ao meu lado tenho aprendido e estou a aperfeiçoar-me bem mais depressa. Agora quero mais. Dou como exemplo o Sebastien Ogier em 2009 na equipa júnior. Ele andava depressa, mas só quando passou para a equipa oficial começou a vencer. Não há milagres. Numa equipa de fábrica é tudo muito diferente. A Volkswagen é muito popular na Rússia e se quiserem procurar um piloto para a equipa oficial na Rússia não é preciso procurarem muito...”, comentou.

De facto, o piloto russo anda a aprender muito nesta temporada. Já não estraga carros como antes, e até consegue ser mais consistente do que Jari-Matti Latvala. De facto, ter um professor como Denis Giraudet ajuda, e caso continue a evoluir, provavelmente essa rapidez, aliada com fiabilidade, poderá abrir portas para as vitórias, seja ou não numa equipa oficial. E pelo andar da carruagem, não vai ser só a Volkswagen a entrar em breve no WRC. Há ainda a Toyota, por exemplo... 

Sem comentários: