sábado, 16 de março de 2013

Formula 1 2013 - Ronda 1, Austrália (Qualificação, primeira parte)

É a terceira vez na história da Formula 1 que uma qualificação foi adiada. Das duas vezes anteriores, ambas aconteceram no Japão, e ambas foram pelas mesmas razões: o mau tempo. A enorme carga de água que caiu no circuito de Albert Park fez entupir os bueiros na zona e as áreas com água causaram diversos despistes, e com os destroços espalhados pela pista, os organizadores não tiveram outra solução que interromper a qualificação após os primeiros minutos, esperando que a chuva amainasse.

Já se previa desde há muito tempo que a chuva iria fazer a sua aparição na qualificação, mas desconhecia-se que a chuva fosse assim tão forte. Quando fez, primeiro na terceira sessão de treinos livres, e depois no horário da qualificação, a violência da carga de água causou preocupações entre aqueles que o assistiam. Mesmo assim, os pilotos sairam à pista, não evitando alguns despistes. A Q1 aconteceu, com os Marussia e os Caterham a ficarem pelo caminho - com Jules Bianchi a ser o melhor do pelotão do fundo - e o Sauber de Esteban Gutierrez e o Williams de Pastor Maldonado a serem as restantes vitimas, mesmo que o piloto mexicano da Sauber a ser vitima de um despiste.

Mas foi a partir daqui que as coisas se complicaram. Quando se ia para a Q2, a FIA e a organização do Grande Prémio decidiu que precisava de tempo para limpar os destroços na pista, logo, foi colocado o Safety Car para ver até que ponto estavam garantidas as condições mínimas  explicado depois por Charlie Whitting. Depois, a FIA entendeu que precisava de 20 minutos para realizar os trabalhos necessários, fazendo adiar ainda mais a qualificação. Mas a verdade é que nunca parou de chover verdadeiramente. 

E quando as coisas pareciam que iam se acalmar, outro problema surgiu: a luz natural. Desde há algum tempo que a Formula 1 começa na Austrália às 17 horas de domingo, por causa do horário europeu, onde as pessoas vêm a corrida pelas sete da manhã, um horário mais "civilizado" do que acordar a meio da noite. Pois bem, os adiamentos fizeram com que as coisas ficassem mais próximas do pôr do sol em Melbourne, e para piorar as coisas, a chuvada fez com que acontecessem algumas infiltrações na sala de imprensa, fazendo com que existisse um "apagão", complicando as coisas ate na transmissão do sinal da Sky Sports.

Com tudo isto, a FIA decidiu que o melhor seria interromper a sessão, adiando o resto para a manhã de domingo, por volta da meia-noite, hora portuguesa. Assim sendo, só lá é que acontecerá a segunda parte desta qualificação atribulada, do qual a chuva teve um papel decisivo neste resultado.

Sem comentários: