Por fim, depois de quatro meses em que os fanáticos ressacavam com a falta de corridas, a Formula 1 está de volta à ativa. Em paragens australianas, e sem Bernie Ecclestone por ali - está a sentir o peso dos anos... - a Formula 1 vai viver aquela que será a última temporada com o atual regulamento, já que em 2014 será o ano dos motores 1.6 Turbo. Por causa desse "congelamento", a incerteza poderá ser a nota dominante nesta temporada, especialmente por causa dos novos pneus da Pirelli, algo do qual as equipas ficaram especialmente perturbadas, após o seu degradamento precoce nos testes de pré-época, nos frios asfaltos espanhóis.
Normalmente, os treinos livres são um longo jogo de sombras, com as equipas a esconderem o jogo. Nesse campo, a Red Bull sempre foi muito boa nesse jogo, deixando tudo para a qualificação, mas quer no primeiro treino, quer no segundo, foi Sebastien Vettel a ser o mais veloz a bordo da sua "Heidi", o que é anormal em treinos livres. Mudança de regras ou todos começaram a jogar o mesmo jogo? ainda nada se sabe, o melhor é esperar pela qualificação.
Vejamos as tabelas de tempos: os Red Bull andaram sempre na frente, seguido da Ferrari (Felipe Massa foi o segundo no primeiro treino livre, na frente de Fernando Alonso) e os Mercedes deram um ar da sua graça no segundo treinos livre, com Nico Rosberg a ser o terceiro, atrás de Vettel e Mark Webber. Perigosamente longe estiveram os McLaren de Jenson Button e Sergio Perez, o que poderá indicar que eles farão o papel da Ferrari em 2012, onde estiveram aflitos com as performances dos seus carros. Mas isso era um problema que Martin Withmarsh tinha avisado por alturas dos testes de pré-época, e já afirmou que o objectivo da equipa é apenas alcançar pontos, mas com o passar das semanas a equipa pretende desenvolver agressivamente o MP4-28.
Quem também anda pelos primeiros lugares são a Lotus e a Sauber, demonstrando que os seus carros são bem-nascidos. no primeiro caso, andam ao nível dos Mercedes, e no segundo, ficam atrás dos Toro Rosso e da Williams, para começarem, e andam ao nível da Force India, o que podem significar que andarão a visitar frequentemente a zona pontuável. Mais para o fim do pelotão, os suspeitos do costume: Marussia e Caterham, embora haja um equilibrio entre os dois, e Jules Bianchi é bastante melhor do que Max Chilton e os Caterham de Charles Pic e Gierdo van der Garde.
Sem comentários:
Enviar um comentário