quarta-feira, 13 de março de 2013

Os estreantes de 2013: 4 - Esteban Gutierrez

O quarto "rookie" desta série é um piloto talentoso, proveniente de um país que no passado deu alguns excelentes condutores como os irmãos Pedro Rodriguez e Ricardo Rodriguez, e mais recentemente, Sérgio Perez: o México. Esteban Gutierrez, de 21 anos, vai correr pela Sauber, no lugar do seu compatriota Perez, que passou para a McLaren, e vai ver se consegue fazer melhor do que ele.

Nascido a 5 de agosto de 1991 em Monterrey, ele começou a carreira aos 13 anos, em 2004, correndo de kart. Ficou por ali até 2007, altura em que passou para os monolugares, mais concretamente para a Formula BMW USA Series. Foi vice-campeão nesse ano, mas em 2008, aos 17 anos, tornou-se campeão, o mais jovem de sempre a vencer uma competição de monolugares, ao conseguir ser o primeiro classificado na Formula BMW Europe.

Em 2009, passa para a Formula 3 Euroseries, mais concretamente para a equipa ART, correndo ao lado do brasileiro Pedro Nunes e do americano Alexander Rossi. Conseguiu dois pódios e acabou a temporada na nona posição, com 26 pontos, antes de passar para a GP3 em 2010, na sua temporada inaugural. Aí, ao serviço da mesma ART Grand Prix, Gutierrez subiu ao pódio por oito vezes e venceu cinco corridas, para além de ter feito três pole-positions e sete voltas mais rápidas. Com 88 pontos no total, tornou-se o primeiro campeão da GP3.

Em 2011, passou para a GP2, ao serviço da Lotus ART, onde venceu uma corrida e conseguiu mais um pódio, terminando a temporada com 15 pontos e o 13º lugar no campeonato. Na temporada seguinte, as coisas correm-lhe melhor, na equipa que se chamava agora de Lotus GP. Venceu por três vezes e subiu ao pódio por mais quatro, terminando o campeonato na terceira posição, com 176 pontos.

Quanto à Formula 1, desde 2009 que estava sob a órbita da Sauber. Primeiro, ao testar um dos seus carros como prémio pela vitória na Formula BMW Europe, e depois a partir de 2010 como terceiro piloto e como observador. Somente em 2011 ele se torna no terceiro piloto da equipa, ao lado de Kamui Kobayashi e do seu compatriota Sergio Perez. Continua nesse estatuto em 2012, e tem a chance de entrar num carro de Formula 1 no primeiro treino livre do GP da Índia.    

Sem comentários: