quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Arte de Warhol à venda em leilão

Andy Warhol é um dos incontornáveis mestres da arte contemporânea do século XX. O artista americano, morto de 1987, retratou a sociedade moderna de forma muito incisiva, mas nos últimos anos andava sobretudo a aceitar encomendas vindas de milionários e empresas. E foi o que fez em 1986, um ano antes de morrer, quando fez vários quadros para a Mercedes, no sentido de comemorar o centenário do automóvel. E um dos que pintou para retratar esse evento foi um com o Mercedes W196, o carro com que a marca alemã celebrou o seu regresso Formula 1, em 1954, onde às mãos de Juan Manuel Fangio, venceu dois campeonatos do mundo de pilotos, em 1954 e 1955.

Segundo a casa Christie's, esta obra, que vai a leilão no próximo dia 12 de novembro, em Nova Iorque, poderá ser vendida entre os 12 e os 16 milhões de dólares. Quanto ao quadro, têm mais de quatro metros de altura e outros tantos de largura e pertencia à Daimler Art Collection.

Não foi a primeira vez que desenhou sobre automóveis. Alguns anos antes, em 1979, desenhou um "Art Car" para as 24 horas de Le Mans, tendo escolhido um BMW M1 para a ocasião.

1 comentário:

Ron Groo disse...

Engraçado... A arte de Warhol parece sempre a mesma coisa.
Objetos reproduzidos em cores berrantes.
Troque os carros pela lata de sopa Campbell´s ou a Marylin e fica tudo na mesma.

Tem lá seu valou, claro, se não fosse um dos eventos dele não teríamos o Velvet Underground.