O carro só irá aparecer no dia 28 de janeiro, em Jerez, mas a Williams mostrou hoje o que vai ser o seu modelo FW36, com o bico baixo e estreito. E a maneira como o apresentou foi na revista "F1Racing", que lançou hoje o seu número de fevereiro.
Aparentemente, os engenheiros da marca decidiram que o FW36 seria o mais alto possivel até ao ponto em que o bico do nariz pudesse abaixar até aos 185 milimetros, que é a altura máxima permitida agora pelo regulamento. O desenho do nariz, que faz lembrar os do papa-formigas, serve maximizar o fluxo de ar debaixo do carro, pois segundo Pat Symmonds, o diretor-técnico da marca, a aerodinâmica ainda vai ter um grande papel na performance do carro.
"Há algumas mudanças significativas: o nariz é menor do que no ano passado e a asa dianteira é mais estreita, o que significa que as placas terminais estão agora envoltas pelo pneu dianteiro. A asa traseira não é tão funda como no ano passado e o feixe abaixo já não é mais permitido. Nós também perdemos a capacidade de usar o escape para melhorar o desempenho aerodinâmico", começou por explicar.
"Estou realmente confiante de que agora estamos mais perto de um bom desempenho aerodinâmico do que estávamos no ano passado", completou.
Outra grande novidade é a caixa de velocidades, construída pela marca: "É um sistema completamente novo e ainda temos de lidar com muito mais binário do que existia o caso com o V8", declarou.
Para além disso, por causa dos motores Turbo, tiveram que redesenhar todo o sector de refrigeração, para poder arrefecer com mais eficácia o motor: "As necessidades de água e refrigeração de óleo foram ligeiramente reduzidas, mas o sistema de recuperação de energia é significantemente poderoso e, portanto, precisa de mais refrigeração. Nós também temos de esfriar o ar de admissão do compressor do turbo", disse.
A equipa terá Felipe Massa e Valtteri Bottas como pilotos nesta temporada, e o carro terá motores Mercedes, em substituição dos Renault. E ele começará a rodar a partir doa dia 28, em Jerez.
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