sábado, 8 de novembro de 2014

Formula 1 2014 - Ronda 18, Brasil (Quaificação)

Com a Formula 1 a chegar ao fim da temporada, já todos sabemos como é que isto acabará. E as coisas mais interessantes a acontecer nestas paragens têm mais a ver com quem irá para o lugar A ou B na próxima temporada, quem iria dar o salto para outras categorias ou por exemplo, os novos desenvolvimentos sobre a crise que se abateu nas equipas médias e do qual ameaçaram fazer algo radical caso não conseguissem mais dinheiros de Bernie Ecclestone.

A coisa mais interessante que estava a acontecer no fim de semana vinha de uma das equipas que estavam de fora. A Caterham tinha decidido fazer uma "vaquinha" para que pudesse correr na última prova do ano, em Abu Dhabi. Precisavam de 2,3 milhões de libras, e logo no primeiro dia, tinham conseguido cerca de 300 mil, o que era algo incrivel. Apesar das ajudas, muita gente dentro da Formula 1 achava essa ideia simplesmente desaprovadora. E claro, essa atitude era apenas tipica de alguém que acha que a categoria máxima do automobilismo deveria viver de maneira darwiniana...

Outra das coisas estranhas que estava a acontecer neste fim de semana brasileiro era de que o tempo previa chuva na altura da qualificação e da corrida. A grande ironia era de que tudo isto acontecia uma semana depois das primeiras grandes chuvadas em sete meses. E pelo meio, tinha criado uma grande seca que tinha esvaziado as barragens da zona de São Paulo e até tinha causado racionamento em alguns sítios. Uma hora antes de começar, a chuva até tinha caído um pouco na pista, mas isso não incomodou.

Quando começou a ação na pista, as coisas aconteceram sem grandes confusões. Depois do primeiro milho, os Mercedes foram para a pista e começaram a impor a sua marca, primeiro com Hamilton, depois com Nico Rosberg. Mas ao longo de toda a sessão, foi o filho de Keke Rosberg a ser sempre o melhor, apesar das diferenças minimas. Noutros lados, como na Ferrari, Fernando Alonso reclamava publicamente das baterias que estavam descarregadas no momento em que ele foi para a pista... desmazelo à italiana ou simplesmente uma forma de se livrarem dele por ser insuportável? Desconhece-se, mas como é abido que o "Principe das Asturias" não têm fama de ser o mais agradável das personagens, poderemos pensar em tudo...

Mas ao longo da qualificação, houve esperanças vindas da torcida, quando via o esforço dos Williams em se aproximar o mais possivel dos Mercedes e incomodar na ideia de alcançar a pole-position, especialmente Felipe Massa, que como é sabido, corria em casa. Ao longo de todo o treino, conseguiu ser melhor do que Valtteri Bottas, e quando o piloto do carro numero 19 falhou a travagem na sua última tentativa, instalou-se a frustração no meio dos fãs. Mas não deixaram de aplaudir o seu esforço.

No final, manteve-se o "statu quo": os Mercedes na frente, seguido dos Williams, do McLaren de Jenson Button e do Red Bull-Renault de Sebastian Vettel, que desta vez foi melhor do que Daniel Ricciardo, que irá partir do nono posto. Kevin Magnussen foi o sétimo, seguido de Fernando Alonso, enquanto que Kimi Raikkonen fechará o "top ten" para amanhã.

E no domingo, ver-se-á quem será o melhor na arena de Interlagos. Para Hamilton, está tudo nas suas mãos. Basta passar o seu companheiro de equipa - ou não - e esperar que as coisas em Abu Dhabi estejam no ponto para que ele se consagre como bicampeão mundial. Mas ainda existe uma pequena réstia de esperança de que possa haver algo diferente.  

Sem comentários: