quinta-feira, 6 de novembro de 2014

WRC: Mikko Hirvonen anuncia a sua retirada

O finlandês Mikko Hirvonen anunciou esta quinta-feira no seu sitio oficial que abandonará a Ford e o WRC no final do Rali da Grã-Bretanha, a última prova desta temporada. O piloto de 33 anos, vencedor de 15 ralis e vice-campeão do mundo por quatro vezes, decidiu pendurar o capacete, alegando querer ter mais tempo para a família.

"Ao longo da minha carreira competitiva, eu focalizei muito em mim mesmo. Os ralis assumiram uma grande parte da minha vida e que o ritmo do calendário sempre foi bastante inflexível. Eu gostei absolutamente cada minuto, e embora eu ainda a amo, também gostaria de se concentrar mais em outras coisas importantes que fazem parte da minha vida, como meus filhos e minha família. Há muitas áreas que ainda não foram exploradas e que eu gostaria de ter a oportunidade de experimentar novas experiências", referiu.

"Gostaria de agradecer a todas as pessoas, sem os quais a maior aventura da minha vida nunca teria sequer iniciado. Minha família, meus amigos, meu co-piloto Jarmo, meus patrocinadores, as equipas com as quais eu já competi durante todas estas temporadas, graças ao seu trabalho, compromisso inabalável e paixão. E, claro, os meus fãs, que estiveram lá nos tempos bons e nos maus momentos e que nos deram o seu apoio incondicional e incentivo. Um enorme obrigado a todos vocês", concluiu.

A M-Sport, a equipa com quem correu nesta temporada, decidiu já prestar tributo a Hirvonen no seu sitio oficial:

"Mikko [Hirvonen] e Jarmo [Lehtinen] deram a equipe muito ao longo dos anos, e quando olho para trás, no tempo em que passamos juntos, com um monte de memórias felizes. Eles formaram uma das parcerias mais bem sucedidas do desporto e não vamos esquecer o seu talento, determinação e empenho.", começou por dizer Malcom Wilson, o diretor da equipa.

"Eles foram fundamentais na obtenção de Campeonatos para a Ford e cada uma de suas 14 vitórias conosco tem um monte de memórias muito especiais. Muitas duplas passaram pelas nossas portas, mas poucas foram tidas em tão alta consideração como Mikko e Jarmo que sempre foram membros imensamente populares na equipa."

"Eu falo para todos no M-Sport, quando eu lhes agradeceço por tudo o que conseguimos juntos e desejo-lhes todo o sucesso para o futuro", concluiu.

Nascido na localidade finlandesa de Kannonkoski, a 31 de julho de 1980, Hirvonen começou a correr no WRC em 2002, mas foi no ano seguinte que teve a sua primeira temporada completa, ao serviço da Ford. Em 2004 passou para a Subaru, antes de fazer alguns ralis em 2005, conseguindo o seu primeiro pódio, um terceiro lugar na Cataluha. Em 2006, ficou na Ford ao lado do seu compatriota Marcus Gronholm, onde venceu a sua primeira corrida na Austrália, alcançando o terceiro lugar no campeonato.

Em 2007, alcançou mais três vitórias e repetiu o terceiro lugar no campeonato, e a sua importância dentro da ford foi acrescida a partir de 2008, quando Gronholm abandonou a competição e ele se tornou no primeiro piloto da marca. Mas apesar de ter tentado nas duas temporadas seguintes, não foi capaz de superar o seu grande rival, o francês Sebastien Löeb, ficando com dois segundos lugares. Ainda iria conseguir mais um vice-campeonato em 2011, mas não conseguiu superar o piloto francês quando este se mostrou competitivo.

Em 2012, passou para a Citroen, esperando sucedê-lo quado ele se retirou da competição, mas a chegada da Volkswagen e de outro francês, Sebastien Ogier, fez com que as suas capacidades não viessem ao de cima. A sua última vitória aconteceu na Sardenha, ainda em 2012. Nesta temporada, tinha regressado à Ford, mas não alcançou mais do que dois pódios, um em Portugal e outro na Catalunha. 

Sem comentários: