segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Os ataques de Gary Hartstein... e com razão

Gary Hartstein continua a disparar contra a FIA, e provavelmente com razão. E nem sempre o faz pelo seu blog, basta o Twitter para dizer o que pensa. O médico americano afirmou este fim de semana que a FIA é responsável pelo acidente mortal de Jules Bianchi, criticando o procedimento de transporte do piloto para o hospital, bem como o facto da FIA ter autorizado o arranque do Grande Prémio em péssimas condições meteorológicas.

Segundo conta o site brasileiro Grande Prêmio, as declarações de Hartstein surgiram na esteira de uma conversa entre Felipe Massa e Felipe Nasr sobre as condições de segurança da Formula 1. Enquanto que o piloto da Williams falava sobre a união dos pilotos e o da Sauber, sobre a maneira como a FIA buscava maneiras para a tornar mais segura, Hartstein afirmou que deveriam pedir satisfações ao atual delegado médico da FIA, Jean-Charles Piette. “Deveriam começar a exigir a demissão do delegado-médico”, sugeriu Hartstein. 

Ele afirma que Piette é “responsável pela desastrosa evacuação por terra do colega morto deles [Massa e Nasr]” e representa um risco para os pilotos. “Sua total falta de conhecimento e experiência em atendimento de trauma os coloca em risco todas as vezes que eles vão para a pista”, comentou.

Mas as criticas não se ficaram por aí, porque ele afirmou que outro grande culpado é Gérard Saillant, o chefe da Comissão Médica da FIA, que Hartstein afirma ser “ainda mais sem noção” e sugeriu aos Felipes que as suas preocupações pareciam ser “um pouco rasas” e sugeriu: “Comecem pelo básico, rapazes!

Para finalizar, Hartstein atacou o presidente da FIA, Jean Todt, criticando a sua postura na entidade: “O desporto não está na sua ordem do dia. Ele é sua ordem do dia. Até mesmo essa coisa de segurança viária é para o espectáculo, não significa nada”, completou.

Muitos dos seus comentários foram posteriormente apagados da sua conta pessoal, mas ele afirma que todas as suas declarações devem ser vistas como factos e não como insultos à FIA.

Hartstein foi médico da FIA entre 2003 e 2012, altura em que o seu contrato não foi revalidado. O neurocirurgião, que sucedeu ao Dr. Sid Watkins, criticou abertamente algumas das atitudes da FIA no campo da segurança, e no final do ano passado fez com que Gerard Saillant fosse ao seu local de trabalho, o Hospital de Liége, para pedir que o despedissem, algo que ele denunciou no seu blog pessoal. 

Sem comentários: