domingo, 26 de fevereiro de 2017

Apresentações 2017: o Red Bull RB13

Brincando com a superstição, a Red Bull apresentou esta tarde o seu carro para 2017, o Red Bull RB13. Com os novos regulamentos, o carro é mais agressivo em relação ao carro do ano anterior, tem a barbatana dorsal, mas o mais interessante é o carro tem uma entrada de ar na ponta do nariz, algo diferente em relação aos outros carros do pelotão.

Ver o novo carro é um momento empolgante. Acho que o RB13 é um dos carros mais bonitos que já desenhamos. A geometria do carro parece certa em razão das novas regras. Parece que vai ser rápido”, começou por dizer Christian Horner

E de uma certa forma, é verdade: apesar de não haver diferenças no desenho do Red Bull - pintura fosca, mostrando a força do touro vermelho - mantêm o desenho elegante que tem mostrado até agora.

Adrian Newey, o projetista do RB13, acredita que a combinação entre o motor e o chassis poderá fazer com que conjunto seja mais veloz do que a concorrência. “Acho que a Renault está, definitivamente, numa direção muito boa neste momento. Há dois anos nós terminamos numa posição onde eles não fizeram qualquer progresso ao longo do inverno — no muito, eles decaíram um pouco em comparação com o primeiro ano com o híbrido. [Agora] eles têm trabalhado muito duro ao longo do inverno. Eu conheço os números deles para este ano, é um bom passo à frente. Como sempre, é o mesmo com a gente. O que nós não sabemos é o que nossos rivais vão fazer”, comentou o aclamado projetista britânico.

Em relação aos pilotos, Daniel Ricciardo e Max Verstappen estão confiantes de que o novo carro poderá ser a tal máquina que os poderá colocar na frente do pelotão, permitindo bater os Mercedes. 

A minha primeira impressão é de que o carro é bem bonito e, definitivamente, parece elegante. Esses carros parecem os mais rápidos do mundo! Essa é a impressão que eu tenho”, começou por dizer o piloto australiano de 27 anos, que vai usar o carro no primeiro dia de testes.

Eu não sou nada supersticioso. Acho que superstições são apenas uma desculpa para as coisas darem errado. Nunca fui ligado nisso, então estou feliz que o time tenha mantido a tendência geral e seguido com o ‘13’, que vem depois do ‘12’”, prosseguiu.

Sobre o piloto holandês, seu companheiro de equipa, Ricciardo acredita que a competição entre eles vai ser positiva. “Acredito que é positivo ter um companheiro tão competitivo. Pessoalmente gosto de ter alguém que possa me pressionar ao máximo. Bater o seu próprio companheiro é uma sensação muito boa. Max e eu temos um tratamento igual dentro da equipe. Temos mostrado que podemos ser competitivos e espero que nesta temporada possamos repetir o que foi visto em 2016”.

Já Verstappen aceita que haja corridas tediosas... desde que seja ele o líder. “Tomara que tenhamos um bom início e permaneçamos na liderança por toda a corrida”, começou a dizer. “Tomara que seja uma corrida realmente aborrecida. Isso seria perfeito”, comentou.

Contudo, ele evitou fazer qualquer previsão sobre o carro antes de entrar com ele na pista. “Primeiro quero ver se o carro é competitivo, só depois quero estabelecer minhas metas. Estamos a começar de novo, tudo do zero. Espero que tenhamos construído um carro competitivo, estamos muito otimistas. Espero que o novo regulamento mexa na grelha de partida”, concluiu.

O Red Bull RB13 andará na pista a partir de amanhã. 

Sem comentários: