Depois de se despedirem da Malásia, a Formula 1 estava de novo num clássico do automobilismo, que é Suzuka. Um quarto de século depois da sua estreia, eles voltavam ao circuito para mais uma etapa de um duelo entre Ferrari e Mercedes, onde se parecia que poderiam quebrar a capacidade de Sebastian Vettel de alcançar o título, depois de dois mais fins de semana, bem aproveitados por Lewis Hamilton. Contudo, o piloto britânico apenas estava a uma corrida e meia de diferença para o seu rival, agora que estavamos na quarta corrida a contar do fim.
Apesar do fim de semana nublado e da chuva de ontem, que fez antecipar o final do segundo treino livre, hoje parecia que a chuva não iria incomodar a qualificação, apesar do tempo nublado deste sábado.
E claro, com a chegada do final da temporada e a quantidade de peças trocadas nos carros, o que começa a ser agora noticia são as penalizações. Se na sexta-feira, sabíamos que Carlos Sainz Jr. iria largar do último lugar, depois do seu acidente, agora no inicio deste sábado, soubemos que Valtteri Bottas e Kimi Raikkonen trocaram de caixas de velocidades (o último depois de uma batida), sendo penalizados em cinco lugares, e Jolyon Palmer trocava também o seu MGU-H, perdendo mais alguns lugares de penalização. Para além de mais uma penalização para Fernando Alonso, com 35 lugares para trás do que alcançará. Quando é que acontecerá o dia em que teremos um poleman por "default"?
Debaixo de tempo nublado, a qualificação acontecia com Lewis Hamilton e Sebastian Vettel a marcarem logo tempos para ver se passavam para a fase seguinte, com os pneus moles (os amarelos) enquanto que Valtteri Bottas dava um susto na Degner, quase batendo no muro. Pouco depois, o finlandês fez 1.29,332, mais sete milésimos de segundos sobre o seu companheiro de equipa.
Mas depois, os Red Bull deram um ar da sua graça, com Max Verstappen a fazer 1.29,181. E depois, de uma certa forma, colocou-se a hierarquia habitual. A meio da Q1, apenas os Renault e o Toro Rosso de Carlos Sainz Jr não tinham saído das boxes. Mas depois, eles lá saíram e marcaram os seus tempos, sendo mais velozes do que os McLaren...
Contudo, a um minuto do final da Q1, Romain Grosjean bateu forte nas barreiras na Curva 3, e fazendo com as banderias vermelhas fossem mostradas. No final, para além dos Sauber e do próprio Grosjean, Lance Stroll e Pierre Gasly também ficaram pelo caminho.
Com o carro tirado da pista, a Q2 começava e em pouco tempo, Lewis Hamilton fazia 1.27,819, fazendo o recorde da pista, 1,2 segundos mais veloz do que o tempo de Kimi Raikkonen, o segundo classificado na grelha naquele momento. Parecia que tudo estava a ser desenhado a favor do britânico, pois o seu carro estava praticamente perfeito. Todos faziam tempos com os supersofts, os vermelhos, com a excepção de Bottas e Raikkonen, porque iriam fazer com os moles (os amarelos), os pneus que iriam usar na corrida do dia seguinte.
No final da qualificação, passaram praticamente os do costume: Mercedes, Ferrari, Red Bull, Force India, o Williams de Felipe Massa e o McLaren de Fernando Alonso, que conseguiu superar o seu companheiro de equipa, Stoffel Vandoorne. E do outro lado, ficaram os Renault, o Toro Rosso de Sainz Jr e o Haas de Kevin "Suck my Balls" Magnussen.
A parte final poderia ser o grande momento para Lewis Hamilton. E foi, colocando 1.27,345, baixando o recorde de pista em mais algumas centésimos de segundo, e a mais de um segundo ficava Max Verstappen, digamos que... o melhor dos outros. E pelo meio, Valtteri Bottas. Parecia que estavamos a voltar aos tempos de dominio dos Flechas de Prata. Mas pouco depois, Sebastian Vettel fez o segundo melhor tempo, entre os Mercedes, a 452 centésimos de segundo.
Na parte final, Valtteri Bottas conseguiu o segundo melhor tempo, mas ficando a meros 338 centésimos do "poleman" Hamilton. Com o britânico a alargar o seu recorde para 71, os Mercedes voltaram a monopolizar a grelha de partida, algo que já não acontecia desde julho. Mas por causa da penalização, Sebastian Vettel poderia interferir-se entre eles. E na segunda fila estavam os Red Bull, com Ricciardo na frente de Max.
E é assim que vamos para a corrida de amanhã, provavelmente esperando por mais um domínio dos Mercedes na corrida. Vamos torcer para que seja uma corrida emocionante ou já estaremos a abusar da sorte?
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