sábado, 18 de novembro de 2017

WRC 2017 - Rali da Austrália (Dia 2)

Thierry Neuville lidera o rali da Austrália após a segunda etapa, beneficiando do despiste de Andreas Mikkelsen na décima especial, onde sofreu danos no carro - para além de dois furos - e foi obrigado a abandonar o rali. Neuville está a ser ameaçado pelo Toyota de Jari-Matti Latvala, pois ambos têm 20,1 segundos de diferença, com Ott Tanak em terceiro, a 40,6.

O segundo dia começou com a enorme especial de Nambucca 17, onde após 48,89 quilómetros, o piloto nórdico cedeu apenas 4,5 segundos para Neuville. “Temos estratégias de pneus diferentes. Eu preferi poupar os meus macios para mais tarde”, explicou Mikkelsen. Já Latvala não esconde que entrou a fundo. “Ataquei em força. Talvez tenha sido demasiado agressivo no início”, confessou o piloto da Toyota. Apesar disso, o tempo realizado fê-lo subir apenas de quarto... a terceiro, à custa de Kris Meeke.

E foi na primeira passagem por Newbury 17 que as coisas se modificaram, por causa do duplo furo de Mikkelsen. "Aconteceu dois quilómetros após o inicio da etapa ia em terceira ou quarta quando exagerei numa curva a bati forte no banco de terra. Pensava que tinha um furo, mas pouco depois, vi que tinha na frente também. So tenho um pneu suplente, logo, acho que não vou muito longe", afirmou um desconsolado Mikkelsen.

Quem também teve problemas foi Thierry Neuville, que conseguiu, ainda assim, passar para o comando do rali. O belga falhou um intersecção não só perdeu tempo como danificou o seu i20 WRC. “Travei demasiado tarde. Tive de fazer marcha atrás. Acho que também parti algo na caixa de velocidades. Tenho de verificar mais vai ficar tudo bem”, explicou o piloto que chegou ao fim do troço com o pneu dianteiro direito fora da jante do seu carro.

Depois, comentou sobre o incidente de Mikkelsen: “Estou desapontado pelo que aconteceu ao Andreas. Foi uma luta bonita mas parece que ele furou no mesmo sítio traiçoeiro onde saímos de estrada. Também estamos preocupados. Não temos a primeira velocidade. Tive de ter cuidado nos ganchos, nesta classificativa”, explicou.

Tanak ganhou na última especial da manhã, a super-especial e Raceway, conseguindo uma vantagem de 0,2 segundos sobre Sebastien Ogier. 

Na parte da tarde, Neuville continuou ao ataque, vencendo em Welschs Creek, ganhando quase dez segundos a Ott Tanak, e afastando-se um pouco mais de Jari-Matti Latvala. A mesma coisa aconteceu em Argents Hill, desta vez com Latvala atrás, a 2,8 segundos, antes de a segunda passagem por Newry 17 ter sido cancelada devido a danos numa ponte.

Neuville depois venceu as duas passagem pela super-especial, acabando o dia com 20,1 segundos de avanço sobre Latvala.

O rali da Austrália termina na madrugada deste domingo.

Sem comentários: