sábado, 2 de dezembro de 2017

Formula E: Vergne foi o melhor na qualificação

O francês Jean-Eric Vergne, da Techeetah, foi o melhor na primeira qualificação do ePrix de Hong Kong. O piloto da  conseguiu ser o melhor sobre  na SuperPole da primeira corrida do fim de semana na cidade asiática, num tempo que teve... um atribulado final, pois acabou em marcha-atrás. Vergne bateu Sam Bird, no DS Virgin, e Nick Heidfeld, no seu Mahindra. Quando a António Félix da Costa, o piloto português da Andretti irá arrancar do oitavo posto da grelha.

A nova temporada está a mostrar coisas novas em termos de pilotos e carros, que melhoram de um ano para o outro. Com a entrada de novos construores no horizonte, como a Mercedes e a Porsche, a Formula E está a tornar-se numa série apetecível. Depois de duas sessões de treinos livres, de meia hora cada um, logo de manhã, a qualificação apareceu por volta da onze da manhã.

Logo no primeiro grupo, as hostilidades abriam com o Venturi de Edoardo Mortara e Maro Engel, o e.dams de Sebastien Buemi, o Techeetah de André Lotterer, e o DS Virgin de Alex Lynn. Buemi foi rápido em marcar os seus primeiros tempos, fazendo 1.03,966, não muito longe do Techeetah de Lotterer. Pior ficou Mortara, que bateu e fez um tempo que ficou quase nove segundos do melhor, garantindo um lugar... na última fila. 

No Grupo 2 estavam o segundo DS Virgin de Sam Bird, o Jaguar de Mitch Evans, os Andretti de Kamui Kobayashi e António Félix da Costa e o NIO Nexev de Luca Filippi. Félix da Costa fez um tempo decente, mas foi superado nos momentos finais por Sam Bird, que fez 1.03,276, mais seis décimos do que o piloto português. Contudo, este último tinha o segundo melhor tempo, enquanto faltavam mais três grupos para completar a qualificação. Evans também não conseguiu fazer tempo e irá acabar no fundo da grelha.

Para o Grupo 3, tinham sido destacados o segundo Jaguar de Nelson Piquet Jr, o segundo Dragon de Neel Jani, os Mahindra de Felix Rosenqvist e Nick Heidfeld, e o Techeetah de Jean-Eric Vergne. Piquet começou por andar bem e fazer bons tempos, mas Rosenqvist foi melhor, marcando 1.03,466, conseguindo o segundo tempo provisório, antes de Jean-Eric Vergne fazer melhor, com 1.03,403, ficando com o segundo tempo da sessão naquele momento. No final da sessão, foi Nick Heidfeld, no seu Mahindra, que acabou a superar Vergne e Rosenqvist, com 1.03,350.

Para finalizar, no Grupo 4 estavam os Audi de Lucas di Di Grassi, o campeão, mais o seu companheiro de equipa, Daniel Abt, o carro de Jerôme D'Ambrosio, o e-dams de Nicolas Prost e o segundo NIO de Oliver Turvey. Era por aqui que estavam concentrados os nomes mais interessantes para definir o quadro dos que iam para a Superpole... pelo menos, no papel.

Contudo, Nico Prost bate no muro na curva 5 quando tenta uma volta rápida e a sessão acaba por ser interrompida, para retirar os destroços do seu carro. Como seria de esperar, a sua qualificação acaba por ali, e ainda prejudicou o tempo de Jerome D'Ambrosio por causa do cartaz arrancado durante o embate com o muro!

Depois de alguns minutos para limpar a pista, os sobreviventes arrancaram para nova sessão, com três minutos para marcar tempo. No final, os Audi ficaram com o quinto e sexto tempos, mas foi Abt que foi melhor do que Di Grassi! Oliver Turvey ficou logo atrás, no sétimo posto, mas era o alemão da Audi que ficava com o último lugar disponível para a Superpole.

Assim sendo, na parte final da qualificação estavam os dois Mahindra de Rosenqvist e Heidfeld, o Audi de Abt, o Virgin de Bird e o Techeetah de Vergne. E todos teriam direito a uma volta rápida, de cada vez. E piloto da Audi foi o primeiro a marcar tempo, com 1.03,724, para a seguir, Rosenqvist conseguir algo quase um segundo mais lento do que o piloto alemão. Tudo isso depois de travar demasiado e falhar a curva.

Quando foi a vez de Vergne, este fez 1.03,540 e ficou com o melhor tempo... para depois bater no muro! Isso deixou para Heidfeld tentar bater esse tempo e tentar a sua sorte na luta pela pole-position. O alemão falha essa parte por 29 centésimos de segundo, e Bird bate-o, mas insuficiente para deslojar Vergne de ser o primeiro poleman da temporada, em Hong Kong, e dando o primeiro lugar da grelha para a Techeetah... apesar do atribulado final.

Sem comentários: