sexta-feira, 20 de abril de 2018

CNR: Rali de Mortágua com 50 inscritos

O Rali de Mortágua foi apresentado esta sexta-feira na sede do Clube Automóvel do Centro (CAC), e a grande novidade é que, a poucas horas do fecho das inscrições, 50 carros irão participar na prova. Entre os destaques, estão os pilotos japoneses da Toyota Gazoo Racing, Takamoto Katsuta e Hiroki Arai, que correrão com Ford Fiesta R5, preparando-se para o Rali de Portugal. E para além deles, também estará Yazeed Al Rahji, que participará como "carro zero" a bordo de um Ford Fiesta WRC.

Quem não estará presente será o atual líder do campeonato, Ricardo Moura, que tinha anunciado a sua decisão de abandonar os ralis de modo profissional.

Na sede, os seus organizadores explicaram, entre outras coisas, a razão pelo qual decidiram trocar Mortágua por Águeda, onde irão fazer o Street Stage que abrirá o Rali, na sexta-feira à noite. 

"Um dos principais factores em levar o Rali de Mortágua a Águeda, para a dupla passagem por Águeda Street Stage Travocar, teve a ver, única e simplesmente, em levar a competição automóvel às pessoas e, Águeda, é um concelho inserido numa região que sempre 'respirou' adrenalina e emoções fortes. Esta também não deixou de ser uma fórmula para homenagear a região e os aguedenses em geral, pelo que Águeda Street Stage travocar vai ser um sucesso desportivo e participativo", afiançou Luís Santos, presidente do CAC e também director de prova. 

"Estamos confiantes de que continuaremos a trilhar o caminho do êxito, até porque estão reunidas as condições para a realização de uma prova de referência a nível nacional, com Mortágua a oferecer a sua hospitalidade e pisos de excelência a pilotos, público e visitantes em geral", concluiu.

Edson Santos, o vice-presidente da câmara Municipal de Águeda e responsável pelo pelouro do Desporto, não conseguiu disfarçar o orgulho do seu município de fazer parte integrante deste rali, especialmente pela "qualidade patenteada ano após ano". 

"São iniciativas como estas que favorecem a união dos territórios. Há alguns dias disponibilizámos mais de 140 mil euros a diversas associações desportivas do concelho para a promoção do desporto na região. No pretérito fim-de-semana tivemos em Águeda o Campeonato do Mundo de MXGP, movimentando mais de 25 mil visitantes, e no próximo dia 27, teremos Águeda Street Stage Travocar nas principais artérias da cidade, coadjuvando no colorido de Águeda e Rali de Mortágua", sublinhou. 

"É esta a nossa aposta no desporto, ou seja, disponibilizando aos munícipes, de diversas idades, a possibilidade de fazer desporto e assistir a provas desportivas de nível nacional e internacional", vincou. 

Da parte de José Júlio Norte, o presidente da Câmara Municipal de Mortágua, além de elogiar as capacidades organizativas do Clube Automóvel do Centro, realçou os padrões de qualidade que a organização do Rali de Mortágua anda a mostrar ao longo dos últimos anos. "A competência organizativa tem efeito nos elementos do Clube Automóvel do Centro, os grandes responsáveis pela atitude imposta em organizar a prova com modelos elevados", começou por dizer. 

"Estamos confiantes de que vai ser mais uma excelente competição, cabendo-nos a nós fazer tudo para que que continue a estar no topo de provas de ralis a nível nacional. Quanto à incursão do Rali de Mortágua por Águeda, é uma aposta que consideramos muito positiva. Hoje em dia é imperativo pensar em fazer algo para fora da nossa área de jurisdição. Começamos a ser poucos e, por isso, há que pensar em sair dos nossos limites em benefício da nossa região. O facto do Rali de Mortágua acelerar também no território de Águeda é motivo de união, até porque juntos teremos com toda a certeza muito mais a ganhar", sustentou.

Sem comentários: