terça-feira, 8 de maio de 2018

A imagem do dia


Acho que já tinha colocado esta imagem noutra altura, mas se estou a repeti-la, não faz mal. Vi-a de manhã no Facebook do João Carlos Costa, e recordei da história que estava por trás.

Isto é a sala de imprensa do circuto de Zolder, no dia 8 de maio de 1982. Todos estão atentos, olhares agarrados às televisões, vendo o que se passava. Estavam a ver o transporte de Gilles Villeneuve, mortalmente ferido, para a enfermaria do Hospital de Louvaine, provavelmente a ver repetição atrás de repetição do acidente do Ferrari numero 27 sobre o March numero 18 de Jochen Mass. E via-se que a respiração estava suspensa sobre o que acontecera e o estado de saúde do "piccolo canadese".

E esta imagem tem uma pessoa em particular por ali: na terceira fila de pessoas, com um casaco escuro, está Jean Graton, o criador de Michel Vaillant, e amigo pessoal de Gilles, numa foto tirada por Philippe Graton, seu filho. Graton pai colocou muitas vezes o canadiano nas suas aventuras, especialmente entre 1979 e 1981, incluindo no "Steve Warson contra Michel Vaillant", onde o americano, que se tinha voltado contra Michel, tinha ido para a Ferrari, ajudar Gilles e ser campeão do mundo. E conseguiu: nos livros de Vaillant, Gilles tem o título mundial de 1980, o último antes dos Turbo.

E é assim que o vemos, apesar da realidade dizer o contrário. Para nós, é o campeão.

Sem comentários: