Para não ferir susceptibilidades, eu direi que a Formula 1 chegou esta fim de semana à Europa... ocidental. Porque há quem diga que o Azerbaijão faz parte dela, apesar de haver pessoal que afirma que a cidade se situa para além do Cáucaso... enfim, geografias.
Os treinos livres são o que são, mas ver os Mercedes a levarem a melhor em ambas as sessões, poderão fazer com todos temamos um fim de semana onde os Flechas de Prata irão vencer "com uma perna às costas", mas sempre com "softs" e "supersofts". E de vez em quando, lá apareciam uma Red Bull da vida a querer incomodar aquilo que poderá ser a hierarquia oficial.
Para além disso, Barcelona viu o regresso de Robert Kubica a um carro de Formula 1. Foi num treino livre, é certo - e ele vai ter mais duas sessões nesse sentido - mas tem o talento e a inteligência suficiente para dizer que o carro... é um desastre. Porque foi o penúltimo e foi um segundo melhor do que Lance Stroll!
Mas agora cheguemos ao dia da qualificação. Um belo dia de primavera onde do outro lado da península ibérica, em Lisboa, se preparava para o Eurofestival da Canção. Havia uma pequena chance de chuva, mas por agora, na Q1, corriam em seco, e na maior parte das vezes, corriam com pneus moles e médios.
Mas antes, no terceiro treino livre, Berndon Hartley sofreu um grande acidente com o seu chassis, que embora o piloto saiu livre do carro, este ficou tão destruído que praticamente eliminou as suas chances de participar na qualificação.
Após as primeiras marcações, onde os Ferrari marcaram tempo, com Vettel na frente de Raikkonen, Hamilton, com os supersofts, marcou um tempo 130 centésimos mais lento que Vettel, o que implicava que esses pneus não eram os mais eficazes naquele momento.
Entretanto, um piloto começava a ficar na Q1: era Nico Hulkenbergm que tinha problemas na sua caixa de velocidades ou no seu diferencial, que dificultava a sua passagem de caixa, e não conseguia marcar um tempo. Parecia que iria ficar para trás e provavelmente, se trocassem de caixa, a última linha seria dele. No final. Hulkenberg deu as suas voltas, esteve de fora, mas depois, Stefel Vandoorne e Esteban Ocon conseguiram marcar tempos que o colocaram dentro da Q2.
E a acompanhar Hartley e Hulkenberg, os Williams de Lance Stroll e Serguei Sirotkin e o Sauber de Marcus Ericsson ficavam de fora.
Passados para a Q2, Lewis Hamilton decidiu ir para a frente, marcando 1.17,166, com softs. E Bottas melhorou, antes de Vettel ficar com 1.16,802, nos softs. E a mesma coisa com os Red Bull, embora tenham ficado em quinto e sexto na grelha, por agora.
A parte final não teve grande história. Na parte onde dói mais, Fernando Alonso e Carlos Sainz Jr conseguiram ficar no limite, às custas de Stoffel Vandoorne, Esteban Ocon Pierre Gasly, Charles Leclerc e Sergio Perez.
E nessa ultima parte, todos começaram a usar os super-softs para tentar fazer os melhores tempos possiveis. E na primeira leva, Ricciardo foi o primeiro a abrir as hostilidades, antes de Vettel melhorar e Hamilton "rebentou", fazendo 1.16,491. Algo do qual os Ferrari não conseguiram apanhá-lo, nem Valtteri Bottas.
A última parte começou com quase todos a andarem de pneus soft, com Ricciardo a melhor um pouco, mas nao o suficiente para sair de terceiro. Raikkonen fez melhor, mas Hamilton parecia ser o poleman, com 1,16,173. Bottas ficou um pouco atrás, mas faltava Vettel. Ele fez 1.16,305 e deu o monopólio da prime rira fila à Mercedes, com o inglês na frente. Verstappen ficava na frente de Ricciardo no duelo natual dos Red Bull.
Para Hamilton, foi a sua terceira pole seguida em Barcelona, e tudo parecia que amanhã poderia ser um passeio para os Flechas de Prata. Mas sabendo como andam os carros nesta temporada, é melhor não pensar com as coisas de forma antecipada...
Mas antes, no terceiro treino livre, Berndon Hartley sofreu um grande acidente com o seu chassis, que embora o piloto saiu livre do carro, este ficou tão destruído que praticamente eliminou as suas chances de participar na qualificação.
Após as primeiras marcações, onde os Ferrari marcaram tempo, com Vettel na frente de Raikkonen, Hamilton, com os supersofts, marcou um tempo 130 centésimos mais lento que Vettel, o que implicava que esses pneus não eram os mais eficazes naquele momento.
Entretanto, um piloto começava a ficar na Q1: era Nico Hulkenbergm que tinha problemas na sua caixa de velocidades ou no seu diferencial, que dificultava a sua passagem de caixa, e não conseguia marcar um tempo. Parecia que iria ficar para trás e provavelmente, se trocassem de caixa, a última linha seria dele. No final. Hulkenberg deu as suas voltas, esteve de fora, mas depois, Stefel Vandoorne e Esteban Ocon conseguiram marcar tempos que o colocaram dentro da Q2.
E a acompanhar Hartley e Hulkenberg, os Williams de Lance Stroll e Serguei Sirotkin e o Sauber de Marcus Ericsson ficavam de fora.
Passados para a Q2, Lewis Hamilton decidiu ir para a frente, marcando 1.17,166, com softs. E Bottas melhorou, antes de Vettel ficar com 1.16,802, nos softs. E a mesma coisa com os Red Bull, embora tenham ficado em quinto e sexto na grelha, por agora.
A parte final não teve grande história. Na parte onde dói mais, Fernando Alonso e Carlos Sainz Jr conseguiram ficar no limite, às custas de Stoffel Vandoorne, Esteban Ocon Pierre Gasly, Charles Leclerc e Sergio Perez.
E nessa ultima parte, todos começaram a usar os super-softs para tentar fazer os melhores tempos possiveis. E na primeira leva, Ricciardo foi o primeiro a abrir as hostilidades, antes de Vettel melhorar e Hamilton "rebentou", fazendo 1.16,491. Algo do qual os Ferrari não conseguiram apanhá-lo, nem Valtteri Bottas.
A última parte começou com quase todos a andarem de pneus soft, com Ricciardo a melhor um pouco, mas nao o suficiente para sair de terceiro. Raikkonen fez melhor, mas Hamilton parecia ser o poleman, com 1,16,173. Bottas ficou um pouco atrás, mas faltava Vettel. Ele fez 1.16,305 e deu o monopólio da prime rira fila à Mercedes, com o inglês na frente. Verstappen ficava na frente de Ricciardo no duelo natual dos Red Bull.
Para Hamilton, foi a sua terceira pole seguida em Barcelona, e tudo parecia que amanhã poderia ser um passeio para os Flechas de Prata. Mas sabendo como andam os carros nesta temporada, é melhor não pensar com as coisas de forma antecipada...
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