sábado, 7 de julho de 2018

Formula 1 2018 - Ronda 10, Grã-Bretanha (Qualificação)

Isto é tudo um fim de semana atrás do outro. Mas como é na Europa e é com pistas tradicionais, até estamos todos bem. Depois de Paul Ricard, passamos para o Osterreichring, e numa corrida bem divertida - especialmente na parte dos motores partidos - e agora estamos em Silverstone, terceiro fim de semana seguido de Formula 1. E tudo isto em pleno Mundial de futebol, em paragens russas, como concorrência... e com jogo da seleção inglesa logo a seguir a esta qualificação.

A qualificação de Silverstone, perante um tempo absolutamente de verão neste sábado, iria começar sem Brendon Hartley, pois os danos do seu carro foram de tal maneira extensivos que o carro não ficaria pronto a tempo desta sessão. O incidente tinha acontecido na terceira sessão de treinos livres, quando a sua suspensão se quebrou e o carro bateu fortemente contra as barreiras de proteção. Quanto ao piloto, depois de ter ido ao centro médico para ver se estava bem, foi dada a luz verde para participar... mas iria ver das boxes.

Quem também tinha a qualificação em dúvida era Sebastian Vettel, que tinha sofrido um mau jeito no pescoço no final do terceiro treino livre, e tinha ficado de fora, colocando a sua participação em dúvida. Afinal de contas, recuperou a tempo de participar.

A qualificação começou debaixo de um agradável sol de verão e ia sem grandes problemas até que Lance Stroll se despistou numa das suas voltas lançadas, acabando na gravilha. Isso acabaria com a sua parte na Q1, deixando a vaga para mais três infelizes. E com isso, a qualificação ficavam interrompida para poderem tirar o Williams daquele lugar algo perigoso.

Tirado o carro do lugar, a sessão continuou por mais alguns minutos, com os Ferrari a portarem-se bem diante do asfalto mais quente... até que Serguei Sirotkin voltou a sair na curva Stowe, voltando a serem mostradas as bandeiras amarelas até saber se o carro estava seguro. Pouco depois prosseguiu, com Sebastian Vettel a fazer baixar o tempo, batendo o novo recorde da pista.

Terminado a primeira fase da qualificação, a grande surpresa foi a não qualificação de Carlos Sainz Jr, fazendo companhia a Stoffel Vandoorne e os Williams. E claro, Brendon Hartley. E em contraste, quem andava bem em Silverstone era Charles Leclerc, com o sexto melhor tempo nesta Q1.

Na Q2, os Ferrari continuavam a dominar a tabela de tempos, com Vettel a fazer 1.26,372. Lewis Hamilton tenou a sua sorte, mas abortou a sua primeira tentativa, com Bottas a ser segundo, 41 centésimos mais lento. Hamilton lá fez a sua volta e melhorou para 1.26,256, uns 120 centésimos mais veloz que o piloto da Ferrari.

Na parte final, não houve grandes alterações, e os que ficaram de fora foram Nico Hulkenberg, Fernando Alonso, Sergio Perez, Pierre Gasly e Marcus Ericsson. Para além dos Mercedes, Ferrari, Red Bull e Haas, ficaram o Sauber de Charles Leclerc e o Force India de Esteban Ocon.

Na Q3, Hamilton começou com um 1.25,993, antes de Vettel responder com um 1.25,936, estragando a festa dos ingleses. E na parte final, o inglês fez 1.25,892, conseguindo desalojar o alemão e fazendo a pole-position diante dos seus fãs. Vettel e Bottas ficam atrás dele, sendo segundo e terceiro na grelha, na frente de Bottas.

Amanhã é dia de corrida, e pouco mais de duas horas depois, os ingleses comemoravam a sua primeira passagem a uma meia final de um campeonato do mundo de futebol em 28 anos. Depois de estas duas boas noticias, os ingleses agora desejam que Hamilton vença amanhã e volta ao comando do campeonato, como se fosse o fecho perfeito de um final de semana perfeito também. 

Sem comentários: