A IndyCar anunciou esta sexta-feira que irá instalar um sistema de aeroscreen para a próxima temporada. O sistema, desenhado em conjunto com a Red Bull Advanced Technologies, tem como intenção reduzir o risco de acidentes com detritos na área do cockpit.
Segundo conta a IndyCar, o "aeroscreen" da Red Bull Advanced Technologies é a segunda fase do projeto de melhoria da segurança para pilotos da IndyCar após a introdução do dispositivo de Proteção Frontal Avançada (AFP) no evento realizado do circuito misto de Indianápolis. Com três polegadas de altura (cerca de oito centímetros), e fabricado em titânio, foi projetado para ajudar a desviar os detritos da área do piloto, e forma a parte inferior do suporte de titânio que se estende da linha central do chassis da Dallara até o 'aro' que engloba o cockpit. Essa estrutura superior em forma de ferradura foi projetada para ficar fora da linha de visão dos pilotos, mesmo quando se olha em volta numa oval inclinada.
A carga deverá ser de 150 kilonewtons (kN), o mesmo valor da carga para o halo atualmente usado na Fórmula 1.
“Este esforço colaborativo no Aeroscreen entre a Red Bull Advanced Technologies, a Dallara e a INDYCAR realmente exibe um compromisso e paixão implacáveis para aumentar a segurança do piloto”, começou por dizer o presidente do INDYCAR, Jay Frye. “Gostaríamos de agradecer a todos da Red Bull Advanced Technologies pela criação de um projeto que será significativo na evolução da segurança do automobilismo, não apenas para a NTT IndyCar Series, mas de uma perspectiva global.”, continuou.
"Desde que os primeiros protótipos foram desenvolvidos e demonstrados em 2016, o potencial do Aeroscreen para melhorar a segurança dos motoristas no caso de impactos frontais na área de cabine dos carros foi claro", Começou por dizer Christian Horner, CEO da Red Bull Advanced Technologies e Diretor da Bull Racing. “Esta nova parceria com a IndyCar nos dá à Red Bull Advanced Technologies a permissão para explorar totalmente esse potencial e fornecer um sistema de proteção que ajudará a evitar ferimentos graves e potencialmente salvar vidas na principal série de monopostos dos Estados Unidos. Nos próximos meses, trabalharemos em conjunto com a IndyCar e seus pilotos para aperfeiçoar e aperfeiçoar o Aeroscreen, e estamos ansiosos para ver os resultados em 2020”, concluiu.
A Red Bull afirma que farão testes ao longo do final do ano para que tudo esteja pronto para 2020.
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