domingo, 25 de agosto de 2019

WRC 2019 - Rali da Alemanha (Final)

Pela quinta vez nesta temporada, Ott Tanak vence um rali do Mundial, e lidera cada vez mais o campeonato do mundo de Ralis. O estónio acabou com 20,8 segundos de vantagem sobre Kris Meeke e 36 segundos sobre Jari-Mati Latvala, num pódio monopolizado pela Toyota, algo que já não se via desde 2015, quando os Volkswagen fizeram o mesmo... no Rali da Alemanha.

No final do rali, Tanak afirmou que estava contente, apesar de não ter podido imprimir o ritmo que queria, devido a problemas com o carro. 

"Começamos a ter alguns problemas na especial anterior, então não pude puxar [pelo carro]. Eu não estou muito feliz com isso, mas tudo bem, estamos aqui [no pódio] e felizes com isso. Nós só tivemos um travão na frente. A equipa perdeu [a chance] de um 1-2-3 algumas vezes, por isso é bom fazê-lo finalmente", disse o piloto estónio, já no pódio.

E ainda houve um quarto Toyota Yaris WRC a pontuar: na sua estreia no Mundial, o japonês Takamoto Katsuta, chegou ao fim na décima posição, conseguindo o seu primeiro ponto da carreira.

Com apenas quatro especiais para terminar o rali, o pessoal da Toyota limitou-se a gerir as diferenças entre todos. Foi por isso que Thierry Neuville venceu na primeira passagem por Graftshaft, com 3,8 segundos de vantagem sobre Dani Sordo, com Tanak sétimo, a 14,1. Latvala venceu depois na primeira passagem por Dronthal, 0,4 segundos na frente de Sordo, e Tanak a perder mais 2,4 segundos, mas na frente de Kris Meeke, que perdeu 4,2.

Neuville acabou por ganhar as duas classificativas finais, incluindo a Power Stage, batendo Teemu Suninen por 1,3 segundos, e aproveitou a penalização de Dani Sordo para subir ao quarto posto da geral, enquanto Tanak conseguiu apenas o oitavo posto, perdendo 7,2. Mas foi o suficiente para vencer o rali e consolidar a sua liderança no campeonato.

Depois dos cinco primeiros, Andreas Mikkelsen foi o sexto, a 1,46,2, na frente de Sebastien Ogier, o sétimo. Esapekka Lappi, oitavo a dois minutos e dois segundos, também foi vítima de uma penalização na Power Stage, e a fechar os dez primeiros ficaram o Ford de Gus Greensmith, a 6.22,2, e o Toyota Yaris WRC de Takamoto Katsuta.

O Mundial de Ralis volta entre os dias 12 e 15 de setembro, em paragens turcas.  

Sem comentários: