sexta-feira, 2 de agosto de 2019

WRC 2019 - Rali da Finlândia (Dia 1)

Jari-Matti Latvala lidera o Rali da Finlândia, findas as primeiras onze especiais. O piloto da Toyota tem uma vantagem de 1,2 segundos sobre Kris Meeke, a bordo do seu Ford Fiesta WRC. Esapekka Lappi, noutro Toyota, está no terceiro posto, a 2,4 segundos, num rali altamente disputado nas velozes classificativas nórdicas, um dos ralis mais míticos do campeonato do mundo.

Mês e meio depois do Rali da Sardenha, todos estavam ansiosos pela prova finlandesa, e logo na quinta-feira à noite, foi Thierry Neuville o primeiro líder, na curta especial de Harju. Ali, o belga da Hyundai conseguiu um avanço de 0,7 segundos sobre Ott Tanak, da Toyota.

E a manhã de hoje, quando os carros saíram para a estrada, Latvala foi o melhor na segunda especial, conseguindo 0,1 segundos sobre Esapekka Lappi e 0,8 sobre Kris Meeke e 0,9 sobre Ott Tanak. Na primeira passagem por Moksi, contudo, Meeke foi mais veloz, 0,1 sobre Tanak, e três segundos sobre Latvala. Este redimiu-se e foi o mais veloz na primeira passagem por Urria, 0,6 segundos mais veloz de Cris Breen, enquanto Tanak perdia 1,2 segundos. Por esta altura, Tanak era 1,2 segundos mais veloz que Meeke, com Latvala a 2,5 segundos.

Na quinta especial, a primeira passagem por Assamaki, Tanak conseguiu ser mais veloz, 1,1 segundos na frente de Craig Breen e 1,5 sobre Jari-Matti Latvala. Aqui, o estónio avançou mais um pouco, conseguindo uma vantagem de 4,2 segundos sobre Meeke e 5,9 sobre Latvala. No final da manhã, na primeira passagem por Aanekoski, Latvala acabou por vencer, com 0,1 segundos sobre Craig Breen e 0,5 sobre Ott Tanak.  

Assim sendo, no final da manhã, Tanak tinha uma vantagem de 5,4 segundos sobre Latvala, que tinha passado Meeke, agora terceiro, a 5,8 segundos. Lappi era quarto, a 6,9.

A parte da tarde, com as segundas passagens sobre algumas das classificativas da manhã, começava com Latvala ao ataque, vencendo com 0,1 segundos de vantagem sobre Lappi, enquanto Tanak perdia 5,8 segundos e a liderança, devido a dificuldades em manter o carro na estrada. Na oitava especial, Andreas Mikkelsen venceu, com uma vantagem de 0,3 sobre os Toyotas de Esapekka Lappi e 1,3 sobre o carro de Latvala. Este respondeu na nona especial, a segunda passagem por Assamaki, vencendo e obtendo uma vantagem de 0,5 segundos sobre Lappi. Tanak era quarto, a 1,5 segundos, caindo para a mesma posição na geral.

Meeke e Latvala amparam na décima especial, e Thierry Neuville acaba o dia a vencer na 11ª, meio segundo na frente de Sebastien Ogier e Kris Meeke.

Depois dos três primeiros, Tanak é quarto, a 2,6 segundos, na frente de Craig Breen, a 14,2, 0,4 segundos na frente de Andreas Mikkelsen, noutro Hyundai. Ogier está a 15,3, enquanto Neuville está a 30,9. E a fechar o "top ten" estão o carro de Teemu Suninen, a 52,6, e o outro ford de Gus Greensmith, a 1.38,3 segundos, na frente do melhor WRC2, o de Kalle Rovanpera.  

Amanhã, prossegue o Rali da Finlândia, com a realização de mais oito especiais. 

Sem comentários: