Os Alfa Romeos de Antonio Giovinazzi e Kimi Raikkonen foram penalizados em trinta segundos devido a irregularidades no ajuste da embraiagem para a largada do GP da Alemanha. E por causa disso, não só Lewis Hamilton sobe para o nono posto na classificação geral, como também a Williams conseguiu o seu primeiro ponto nesta temporada, graças ao regressado Robert Kubica.
O meio minuto de penalização foi porque a FIA deu a esta irregularidade o equivalente a uma falsa partida.
“Nenhum carro pode ser equipado com um sistema ou dispositivo que seja capaz de impedir que as rodas acionadas girem sob a energia ou de compensar a demanda excessiva de torque pelo motorista. Qualquer dispositivo ou sistema que notifique o condutor do início da rotação da roda não é permitido”, começa por dizer o comunicado da FIA em relação a este assunto.
No seu veredicto, os comissários sentenciaram: “A embraiagem é controlada eletronicamente por meio de um ECU comum. No entanto, as equipas têm a opção de ajustar alguns dos parâmetros de controle. Para evitar que as equipes usem esse ajuste para afetar a maneira como a embreagem se engaja no início da corrida de uma maneira que poderia imitar o controle de tração ou outros esquemas vantajosos, a FIA exige que o torque na embraiagem corresponda [dentro dos limites especificados] a demanda de torque como o motorista libera a embraiagem, que deve ocorrer dentro de 70 milissegundos."
“No caso de ambos os carros da Alfa Romeo Racing, o tempo que levou para o torque se alinhar com a demanda de torque foi próximo a 200 milissegundos [para Raikkonen] e 300 milissegundos [para Giovinazzi], respectivamente. Isso proporcionou uma aplicação mais gradual do torque, que, dadas as condições de umidade, era uma vantagem em potencial. Independentemente de haver ou não uma vantagem real, os Comissários determinaram que isso era uma clara violação das orientações dadas às equipes sobre como isso seria julgado."
“Os Comissários realizaram uma audiência e revisaram os dados, com três membros da equipe presentes, incluindo os engenheiros envolvidos, juntamente com o Delegado Técnico da FIA e seus assistentes responsáveis por essas verificações. A equipe aceitou que eles não estavam dentro dos limites exigidos", concluiu a FIA, no seu comunicado.
Frederic Vasseur, o seu diretor desportivo, já confirmou ao site Motorsport.com que a equipa já apresentou uma notificação com a intenção de apelar desta penalização, tendo agora 96 horas para decidir se vai ou não dar seguimento ao recurso.
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