terça-feira, 10 de setembro de 2019

Formula E: Organização prepara novo calendário

A Formula E pode estar à beira de mudar o calendário de alto a baixo para a próxima temporada. Segundo conta o e-racing365.com, a data reservada para a segunda corrida.- e que em principio iria para Marrakesh, em Marrocos - vai ser deitada fora a favor de uma prova nas ruas de Jakarta, a capital da Indonésia, em meados de maio de 2020.

As alterações ao calendário surgem depois de reclamações por parte de alguns pilotos sobre o facto das treze provas da Formula E, tres delas colidirem com provas do Mundial de Endurance (WEC), e fizeram com que abdicassem de correr a tempo inteiro no WEC a favor da competição elétrica. A prova marroquina, que seria a 14 de dezembro, iria colidir com as Seis Horas do Bahrein, e agora essa data fica liberta. A FIA e a ACO tinham feito antes antecipar as Seis Horas de Spa-Francochamps para 25 de abril, para evitar a colisão com o ePrix de Paris, e deixava uma data por resolver, que era o das 12 Horas de Sebring, que vai acontecer a 20 de março, um dia antes do e-Prix de Sanya, na China. 

Contudo, os eventos politicos em Hong Kong, caso se arrastem no tempo, poderão mexer no calendário, e permitir novas mudanças. Por agora, ambas as datas serão mantidas, mas a FIA e a organização sabe que em caso de alteração, será aqui e não no Mundial de Endurance.

Quanto à prova indonésia, o facto de quererem que se corra em maio, para aproiveitar a passagem da competição por Seoul, onde inaugurará a passagem da Formula E por paragens coreanas, poderá fazer com que a prova alemã se corra mais tarde em junho. Contudo, a aprovação da corrida estará dependente do orçamento que as autoridades locais terão de providenciar. E segundo Anies Baswedan, o governador de Jakarta, precisam de 24,1 milhões de dólares para poder organizar a corrida nas ruas da metrópole. Só depois disso é que a corrida terá luz verde e ser inscrita.

O calendário está a ser ultimado e será apresentado na próxima reunião do Conselho Mundial da FIA, a 4 de outubro.

Eis o novo calendário:

22-23 de novembro 2019: Ad Diryah (Arábia Saudita)
18 e janeiro 2020: Santiago (Chile)
15 de fevereiro: Cidade do México (México)
1 de março: Hong Kong
21 de março: Sanya (China)
4 de abril: Roma (Itália)
18 de abril: Paris (França)
3 de maio: Seul (Coreia do Sul)
6 de junho: Jakarta (Indonésia)
20 de junho: Berlim (Alemanha)
11 de julho: Nova Iorque (Estados Unidos)
25-26 de julho: Londres (Reino Unido)

Sem comentários: