sábado, 23 de novembro de 2019

Formula E: Sims sai vitorioso de terras sauditas

Alexander Sims saiu hoje de Ad Diyriah com a vitória na mão, num triunfo para a BMW Andretti, na segunda corrida do fim de semana saudita. Sims superou o Audi de Lucas di Grassi, que ficou com o segundo posto, na frente de Stoffel Vandoorne, num Mercedes. Maximilian Gunther, inicialmente no segundo posto, foi penalizado em 24 segundos e perdeu esse lugar para o piloto belga.

Já em relação a António Félix da Costa, apesar do sexto posto na grelha de partida, ficou inicialmente fora dos pontos, com a consolação a ter a volta mais rápida. Mas por causa das penalizações, ele acabou por subir à décima posição, ficando não só com o ponto relacionado com o lugar, mas com o ponto extra da volta mais rápida.

Depois de uma qualificação onde o melhor foi Sims, que conseguiu a sua segunda pole-position do fim de semana, a corrida começou com o britânico a liderar, enquanto o português da Techeetah era quarto, já que Jean-Eric Vergne partia de último, após ter trocado e bateria. O português aproximou-se de Lucas di Grassi e conseguiu passá-lo, sendo terceiro. Logo a seguir, apanhou Sebastian Buemi e começou a ameaçar o segundo lugar. Pouco depois, o piloto português superou-o para ficar com o segundo posto. Mas a ultrapassagem foi através de um toque, e a direção de corrida investigou as suas circunstâncias. Pouco depois, o piloto português leva um drive through e caiu para o fundo do pelotão.

A meio da prova, o Safety Car entrou na pista. A razão foi porque Mitch Evans colocou Sam Bird contra o muro e os destroços foram mais que suficientes para bloquear a pista. Os comissários andaram a limpar a pista de destroços, mas logo a seguir, Robin Frijns bateu no muro, fazendo sair de novo o carro de segurança para a pista.

Quando o carro voltou para as boxes, a corrida recomeçou com Gunther a ser segundo, pressionado por Di Grassi para ficar com o lugar. Atrás, Félix da Costa começou a subir lugares para tentar chegar perto dos lugares pontuáveis, mas no final, conseguiu cortar a meta apenas na 13ª posição, apesar de fazer a volta mais rápida na sua última volta.

No final, Sims estava feliz pela sua vitória:

"Foi uma corrida de sonho. De onde posso ver, digo que conseguimos executar tudo, tomamos as decisões certas nos momentos certos, tudo deu certo hoje. Tenho feito isso desde há vinte anos, não é algo que acontece sempre. Mas precisa fazer seu trabalho, manter-se longe de distrações. Mas, sim, cruzar a linha de chegada foi uma sensação incrível. Todo o ano passado e ontem são lições que aprendemos, vamos continuar o aprendizado no futuro. Sei do esforço que a equipa tem colocado nisso. Vencer é muito bom.", afirmou.

Agora, a Formula E vi para paragens sul-americanas, rumo a Santiago do Chile, onde a 10 de janeiro haverá a terceira prova do campeonato.

Sem comentários: