domingo, 25 de outubro de 2020

A súbita partida de Vitaly Petrov


O atual comissário de pista para este GP de Portugal vai ser Bruno Correia, o atual piloto de Safety Car da Formula E e natural de Portimão. Mas não deveria ser ele a fazer essas funções, na realidade, a pessoa inicialmente escolhida para fazer tal função era Vitaly Petrov. Contudo, eventos neste fim de semana na Rússia fizeram com que tivesse de abandonar o evento de forma inesperada, ainda por cima depois de criticas vindas por parte de Lewis Hamilton sobre as suas atitudes perante o anti-racismo, por exemplo.

É que este fim de semana soube-se que o pai de Petrov, Alexandr, foi morto a tiro na sua cidade natal, Vyborg, perto da fronteira finlandesa. Apesar de nada indicar no comunicado oficial, senão "razões pessoais", a coisa foi mesmo grave.

A FIA confirma que, devido a razões pessoais, o Comissário Convidado ao Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1 da FIA 2020, Vitaly Petrov, não continuará as suas funções até ao fim do fim-de-semana. Os pensamentos da FIA estão neste momento com Vitaly e sua família.

A história de Alexasandr Petrov tem a ver com a divulgação de um escândalo de corrupção na antiga cidade finlandesa de Viipuri. Segundo conta a imprensa local, cerca de 1,5 mil milhões de rublos (cerca de 16 milhões de euros) destinados à restauração dos prédios da cidade foram desviados, o equivalente a todo o orçamento anual da cidade. O presidente do Comité local de Finanças, Alexander Bolutyevsky, foi detido, bem como Guennady Orlov, o atual presidente da câmara. 

Petrov pai, que contava 61 anos de idade, foi abatido quando saía da sua sauna na sua mansão nos arredores da cidade. Ele era o homem mais rico da cidade, dono de hotéis, postos de gasolina e casinos e os elementos que estão a seguir este caso afirmam que era o que mexia os cordelinhos nos bastidores da administração municipal. 

Sem comentários: