sábado, 19 de junho de 2021

Formula 1 2021 - Ronda 7, França (Qualificação)


Depois de duas semanas de ausência, a Formula 1 voltava às margens do Mediterrâneo para uma pista que, meio século antes, representava o futuro. Hoje, mostrou-se como o original do qual muitos seguiram mais adiante, mas hoje em dia, verificou-se que não tem emoção, pelo menos aquela que as pessoas procuram num tipo de corrida como esta. As escapatórias são tão grandes, e a reta Mistral foi cortada a meio - por causa da FIA - que a pista perdeu qualquer da mística que se calhar tenha tido nas décadas anteriores. 

Pior ainda, pouca gente tem expectativas em relação ao que será este final de semana, porque todos julgam que será ali que a Mercedes recuperará alguma da vantagem que tenha perdido nas duas corridas anteriores, quer na qualificação, quer na corrida. Não é que se diga que a Red Bull continue a mostrar-se, mas toda a gente pensa que, se há um lugar onde ele poderá fazer a recuperação, seria ali. E a qualificação, pelo menos à partida, seria a primeira parte desse domínio.  

Com céu nublado - aparentemente, prevê-se chuva para este domingo - naquelas bandas, a qualificação começava não muito bem para Yuki Tsunoda, que fez um pião e acabava a qualificação na barreira de pneus. Ele era o primeiro a ficar a ver o resto da qualificação das boxes, mas à medida que se aproximava da fase final, havia um outro piloto que, inesperadamente, estava aflito: o Aston Martin de Lance Stroll. É que tinha feito um tempo suficiente para passar, mas como pisara os limites da pista, ele fora deletado. E tinha MESMO de marcar um tempo, senão, nada feito. 


E quando ia a caminho de fazer isso... veio Mick Schumacher e estragou tudo. Ele tinha um tempo que o colocaria pela primeira vez na Q2 nesta temporada, mas queria mais e nos seus limites, despistou-se, bateu nas barreiras e quebrou a sua suspensão frente-esquerda. Sessão novamente parada, e o canadiano teve de abrandar, ficando de fora. A grande ironia é que o alemão, passando para a frente, não poderia correr mais nesta qualificação. Mais tarde, diria metaforicamente que era o equivalente a ter o bolo, mas a não poder comê-lo.  

Na parte final da Q2, de uma certa forma, confirmaram-se as projeções que vinham de trás. Hamilton voltou para a pista com o mesmo conjunto de médios, enquanto, por exemplo, o Red Bull de Sergio Perez calçava macios para tentar surpreender o Flecha Negra do heptacampeão. A mesma coisa acontecia a "Darren" Ricciardo... perdão, Daniel. O engenheiro levou-me ao engano. 

No final, Bottas melhorou o seu tempo e foi para o topo da tabela, e entre os eliminados ficaram os carros de Sebastian Vettel, Esteban Ocon, George Eussell, Mick Schumacher e Antonio Giovinazzi. E claro, para a última parte, temos os Mercedes, Red Bull, Ferrari, McLaren, o Alpine de Fernando Alonso e o Alpha Tauri de Pierre Gasly. Lá se foi a chance de dois franceses no "top ten"... 


Chegados ao Q3, alguns pilotos voltavam a calçar médios, Como Ricciardo e Alonso, enquanto se esperava que Red Bull e Mercedes andassem com vermelhos, os moles, para velocidade pura, ver quem era o mais rápido. Max começou a abrir as hostilidades com 1.30,325, seguido de Hamilton com 1.30,711. Perez e Bottas ficavam a seguir, com o finlandês mais rápido que o mexicano. De facto, o holandês mostrava-se no circuito determinado a ser o melhor, mas sabia-se que os Flechas de Prata iriam reagir fortemente a isto.

No final, foi o "tudo ou nada" tipico desta última parte. Ainda por cima, a Mercedes sabia que queria dar tudo para colocar os seus carros na primeira fila, neste duelo com a Red Bull. Mas Max melhora o seu tempo para 1.29,990, e os Mrcedes viam que não conseguiam apanhá-lo. Assim sendo, o neerlandês era o "poleman" em terras francesas, e quebrava mais um mito de domínio da Mercedes por ali. Atrás, Pierre Gasly era sexto, superando os McLaren e ficando entre as Ferrari - com Leclerc melhor que Sainz Jr - mostrando que o carro é bom e o piloto começa a ter mais confiança nas suas capacidades.  


Claro, uma coisa é a qualificação, outra é a corrida, mas toda a gente sabe que este ano, tínhamos de contar com Max como candidato ao título. E a temporada ficava cada vez mais interessante. 

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