sábado, 19 de junho de 2021

Formula E: Wehrlein foi o melhor na qualificação de Puebla


Pascal Wehrlein foi o melhor na qualificação desta tarde no traçado de Puebla. O alemão da Porsche conseguiu ser superior ao Nissan de Oliver Rowland e o BMW Andretti de Jake Dennis. Quanto a António Félix da Costa, não conseguiu melhor que um lugar na sexta linha da grelha de partida, na 11ª posição. 

Depois de quase mês e meio de ausência, após o ePrix do Mónaco, a competição estava agora no outro lado do Atlântico para estrear na oval de Puebla, com um circuito interior onde uma das curvas foi aproveitada para colocar por lá o Attack Mode. O asfalto era abrasivo, mas isso não incomodava os pilotos, porque estavam mais preocupados com o tempo naquele lugar neste sábado. 

No Grupo 1, que tinha Robin Frijns, Nyck de Vries, Mitch Evans, António Félix da Costa, Sam Bird, Stoffel Vandoorne, todos estavam a lidar com um asfalto que ainda estava húmido por causa da chuva que tinha caído horas antes, decidiram ir para a pista... ao mesmo tempo. Ninguém se entendeu e todos se prejudicaram na tomada de tempos. Apesar de tudo, Félix da Costa acabou por ser o melhor, 53 centésimos na frente de Mitch Evans, e 453 centésimos sobre Nyck de Vries. Stoffel Vandoorne perdia 1,5 segundos e a certeza que não participaria na SupoerPole. 

Para o Grupo 2, que tinha Pascal Wehrlein, Oliver Rowland, Jean Eric Vergne, Edoardo Mortara e Rene Rast, o piloto da Porsche conseguiu ser o melhor, com 1.23,5, depois dos pilotos começaram a correr mais espaçados, para evitar se prejudicaram uns aos outros. O alemão ainda conseguiu tirar um tempo um segundo melhor que Félix da Costa.

No Grupo 3, com Alexander Sims, Alen Lynn, Maximilian Günther, Nyck Cassidy, André Lotterer, Lucas Di Grassi, ficou marcado pelas tentativas de marcar tempos, mas o único que conseguiu algo foi Max Gunther, que conseguiu entrar nos seis primeiros, à custa de René Rast. E Lucas di Grassi, que apesar de ser o oitavo, não iria lutar pela SuperPole.

E no Grupo 4, com Oliver Turvey, Sérgio Sette Câmara, Sébastien Buemi, Norman Nato, Tom Blomqvist e Joel Eriksson, Buemi acabou apenas com o 21º tempo. Muito para trás... 

Para a SuperPole entraram Mortara, Dennis, Rowland, Vergne, Gunther e Wehrlein.

Mortara foi o primeiro, mas o suíço não teve uma volta perfeita, errando numa nas curvas e perdendo segundos preciosos. Claro, o piloto que veio a seguir, o alemão Max Gunther, foi mais veloz, ficando com o melhor tempo provisoriamente, mas a sua agressividade custou-lhe também segundos preciosos, conseguindo 1.25,095, e dificilmente ficaria com a pole.

Jean-Eric Vergne foi o terceiro, e sem falhas, fez 1.24,282, ficando na frente dos tempos, mas depois fio superado por Dennis, Rowland, e por fim, Wehrlein, que conseguia a sua primeira pole do ano.

A primeira corrida do final de semana mexicano acontecerá pelas 22 horas de Lisboa. 

Sem comentários: